Quem sou eu

Minha foto
Professor de Educação Física, nascido em São Paulo Capital, atuando em Natal R/N a mais de 10 anos, na avaliação prescrição de treinamento individualizado e em grupos. Atuando como técnico de atletas campeões Nacionais e Mundiais. Em NATAÇÃO bebês, natação crianças e adultos todos os níveis, HIDROGINÁSTICA, MUSCULAÇÃO crianças e adultos,CORRIDA,TRIATHLON, AVALIAÇÃO FÍSICA (saiba quanto você deve perder de peso,% gordura, músculo, avaliação aeróbia), em clínicas de estética e spas, ( PREPARAÇÃO PARA CONCURSO PÚBLICO ). Locais de atuação: condomínios, spas, residência, litoral, clínicas...AGENDE UMA VISITA SEM COMPROMISSO.

domingo, 12 de setembro de 2010

PSE NA PRESCRIÇÃO DE CARGA!

Este estudo teve como objetivo analisar o comportamento da Percepção Subjetiva de Esforço (PSE) em função de percentuais submáximos da Força Dinâmica Máxima (FDM). O estudo caracterizou-se como Empírico Analítico do tipo Correlacional e Inferencial, sendo utilizada uma amostra aleatória de 77 indivíduos (44 homens e 33 mulheres) na faixa etária de 18 a 30 anos, todos pouco familiarizados com exercícios Resistidos com Peso (ERP). A quilagem real de esforço (variável independente) foi determinada a partir das tentativas de superação de quilagem no teste de uma Repetição Máxima (1RM). A obtenção da variável dependente (Percepção Subjetiva de Esforço-PSE) foi a partir do método de estimativa verbal (Borg, 2000) durante a execução do teste de 1RM. Após cada tentativa de superação de quilagem, era perguntado ao avaliado a percepção de esforço que poderia variar de 0% a 100%, sendo estes valores em percentuais transformados em quilogramas. Concluiu-se que a PSE e os percentuais submáximos da FDM, na maioria dos pares entre os esforços percebidos e as quilagens reais mobilizadas, nas diferentes tentativas de superação de quilagem no teste de 1RM, não apresentaram diferenças estatisticamente significativas (p&lt0,05). Existe alta associação positiva e significativa entre estas, sendo que as correlações encontradas não diferiram em relação ao sexo. As correlações tendem a se tornarem mais fortes entre percentuais da FDM e PSE, à medida que as tentativas de superação de quilagens assumem valores mais próximos à força máxima dos avaliados. Sugere-se a utilização da PSE no dia-a-dia em academias de ginástica, como um elemento a mais na prescrição e controle do treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR FAVOR AGRADEÇO DESDE JÁ A ATENÇÃO E SERIEDADE DOS COMENTÁRIOS, PARA QUE A CADA DIA O QUE JÁ É BOM POSSA FICAR MELHOR!