Quem sou eu

Minha foto
Professor de Educação Física, nascido em São Paulo Capital, atuando em Natal R/N a mais de 10 anos, na avaliação prescrição de treinamento individualizado e em grupos. Atuando como técnico de atletas campeões Nacionais e Mundiais. Em NATAÇÃO bebês, natação crianças e adultos todos os níveis, HIDROGINÁSTICA, MUSCULAÇÃO crianças e adultos,CORRIDA,TRIATHLON, AVALIAÇÃO FÍSICA (saiba quanto você deve perder de peso,% gordura, músculo, avaliação aeróbia), em clínicas de estética e spas, ( PREPARAÇÃO PARA CONCURSO PÚBLICO ). Locais de atuação: condomínios, spas, residência, litoral, clínicas...AGENDE UMA VISITA SEM COMPROMISSO.

domingo, 12 de junho de 2011

VARIZES!!

No último dia 28 de maio foi comemorado o Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher, data escolhida pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional Rio de Janeiro (SBACV-RJ) para lançar um alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde vascular das mulheres. "É claro que toda a população precisa estar atenta à saúde do sistema circulatório, mas no caso da mulher, existem situações exclusivas - gestação, uso de medicamento anticoncepcional, reposição hormonal durante a menopausa - que fazem delas mais vulneráveis a algumas doenças vasculares", explica Manuel Julio Cota, presidente da SBACV-RJ.

Varizes: um problema além da estética

A insatisfação feminina com as varizes nas pernas é, com certeza, o fator que mais contribui para a visita ao consultório de angiologistas e cirurgiões vasculares. A grande maioria procura suporte médico para se ver livre dos "vasinhos" dilatados e tortuosos que comprometem a beleza das coxas e panturrilhas. "Não existe problema em querer ficar bonita, mas a mulher deve entender que a questão ultrapassa o fator estético. Cuidar das varizes é cuidar da saúde. Isso porque a negligência em relação ao tratamento pode levar ao desenvolvimento de complicações, como flebites, trombose venosa, alterações de pele: pigmentações, eczema e úlceras nos membros inferiores", alerta Manuel Julio.

Salto alto deve ser reservado para situações especiais

Para grande parte das mulheres, uma das expressões máximas da feminilidade é, sem dúvida, o salto alto. Neste ponto, algumas costumam abusar do uso de saltos altíssimos e finos. Porém, este hábito pode ser muito prejudicial à saúde vascular. Embora não existam estudos conclusivos sobre a relação entre varizes e o uso de sapatos com salto, sabe-se que o caminhar natural (aquele que proporciona a correta contração da panturrilha, garantindo que o sangue das pernas seja bombeado de forma eficiente de volta ao coração) é comprometido pelo salto alto. O fluxo sanguíneo dos membros inferiores sofre as consequências e pode haver formação de coágulos ou trombos. "O uso contínuo de saltos muito altos é negativo. Por isso, a mulher deve usar saltos de no máximo três ou quatro centímetros no dia a dia. Saltos agulha devem ficar guardados para uma ocasião especial", orienta o presidente da SBACV-RJ.

Hormônios femininos

Algumas doenças vasculares têm relação direta com hormônios femininos. As alterações na quantidade de hormônios durante a vida da mulher são muitas, como, por exemplo, durante a gestação e a menopausa. O próprio uso de pílulas anticoncepcionais é indicado como fator que influencia no desenvolvimento de doenças do sistema circulatório, como as varizes, por exemplo. Todos os anticoncepcionais orais e injetáveis são hormonais. Esses hormônios atuam na parede venosa, enfraquecendo e dilatando, e nos paciente com predisposição para varizes, agravam o quadro. As mulheres com histórico familiar de trombose devem ter cuidado redobrado quando usarem as pílulas anticoncepcionais, pois estas favorecem a trombose, por essa razão, as mulheres devem ficar atentas e visitar regularmente o angiologista.

Gravidez e saúde vascular

Durante a gestação, ocorre o aumento natural da circulação de sangue pelo corpo principalmente na região pélvica, o que sobrecarrega o sistema venoso. Além disso, os níveis de progesterona e estrogênio, hormônio que dilata as veias, também sobe, contribuindo para o aparecimento de varizes. Outra situação característica da gravidez é o crescimento do útero mês após mês, levando à compressão das veias do abdômen e da região pélvica. Este quadro é um obstáculo para o sangue que deve subir das pernas retornando para o coração.

Como gravidez não é doença, Manuel Julio dá dicas para gestantes evitarem as tão temidas varizes. "Praticar atividades físicas leves e prazerosas, como a caminhada, é ótimo para mulheres grávidas. Na maioria dos casos, o uso de meias elásticas pode ser indicado, principalmente nos meses finais da gestação. Outra dica é repousar com as pernas elevadas e dormir virada para o lado esquerdo reduzindo a compressão da veia cava, o que facilita o retorno do sangue", finaliza o presidente da SBACV-RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR FAVOR AGRADEÇO DESDE JÁ A ATENÇÃO E SERIEDADE DOS COMENTÁRIOS, PARA QUE A CADA DIA O QUE JÁ É BOM POSSA FICAR MELHOR!