Quem sou eu

Minha foto
Professor de Educação Física, nascido em São Paulo Capital, atuando em Natal R/N a mais de 10 anos, na avaliação prescrição de treinamento individualizado e em grupos. Atuando como técnico de atletas campeões Nacionais e Mundiais. Em NATAÇÃO bebês, natação crianças e adultos todos os níveis, HIDROGINÁSTICA, MUSCULAÇÃO crianças e adultos,CORRIDA,TRIATHLON, AVALIAÇÃO FÍSICA (saiba quanto você deve perder de peso,% gordura, músculo, avaliação aeróbia), em clínicas de estética e spas, ( PREPARAÇÃO PARA CONCURSO PÚBLICO ). Locais de atuação: condomínios, spas, residência, litoral, clínicas...AGENDE UMA VISITA SEM COMPROMISSO.

domingo, 25 de dezembro de 2011

CUIDE DO JOELHO !


Com a correria do dia a dia, muita gente se divide entre trabalho, família, estudo e cuidados com a casa e deixa a própria saúde por último na lista de prioridades. Em longo prazo, esse descuido pode causar sérios problemas articulares, como artrose e lesões nos ligamentos.

 Os joelhos são as articulações mais sensíveis do corpo humano, por suportarem grande parte do peso ao andar, correr ou pular. Para prevenir dores e lesões, que podem até limitar a capacidade de deslocamento, o fisioterapeuta Mateus Francisco Rossi, do Centro Avançado de Ortopedia e que também é o fisioterapeuta responsável pela equipe de basquete sorocabana (LSB), dá algumas dicas sobre como manter os joelhos e as demais articulações saudáveis e fortes.

 Prevenir a obesidade e não ser sedentário, combinar fortalecimento muscular, alongamento, alimentação correta e uso de calçados adequados são essenciais, principalmente, para quem quer ter qualidade de vida daqui a algumas décadas.

 Para as mulheres, a atenção deve ser redobrada, já que possuem menos força muscular e mais gordura, pela presença do hormônio estrógeno. Outro fator que aumenta o risco de lesões em mulheres é o formato dos joelhos, que são do tipo valgo, ou seja, ligeiramente voltados para dentro, em “x”.

 Fortaleça os músculos

 Para que os joelhos estejam protegidos, é preciso fortalecer os músculos ao redor. Quem tem uma musculatura fraca, ao praticar algum esporte - mesmo que esporádico, como o futebol de final de semana -, ou durante alguma queda acidental, a absorção é pequena e todo o impacto é transferido para as articulações. Com o tempo, isso pode provocar dor e desgaste (artrose).

 O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para dores e lesões nos joelhos, pois a pessoa começa a ficar com a musculatura atrofiada. Pesquisas mostram que, após os 30 anos de idade, tanto homens, quanto mulheres perdem 1% da força muscular por ano; ou seja, aos 40 anos, uma pessoa perdeu, em média, 10% da força muscular; outra de 50 perdeu 20% e assim por diante. “Quem pratica atividade física, perderá muito menos", acrescenta Mateus Rossi. Por isso, o ideal é começar a fortalecer os músculos o quanto antes, com atividades, como: musculação, natação e até caminhadas regulares, pelo menos três vezes por semana.

 Mantenha o peso ideal

 Nem gordura, nem massa muscular demais. O fisioterapeuta diz que, quanto mais perto do peso ideal para a estatura, melhor para os joelhos. Estar acima do peso sobrecarrega as articulações. Durante uma caminhada, os joelhos recebem, alternadamente, todo o peso do corpo. Em uma corrida, essa força é ainda maior, pois cada joelho recebe, de uma só vez, cinco vezes o peso corporal. Se a pessoa estiver obesa e com desequilíbrios musculares, todo esse excesso sobrecarrega os joelhos e aumenta as chances de dores e lesões.

 
   Aqueça o corpo antes de uma prática esportiva

 Para quem joga ou pretende começar a jogar vôlei, futebol, corrida ou outro esporte, aquecer os músculos é essencial. A dica é fazer os mesmos movimentos da prática, mas em menor intensidade, até que a musculatura aqueça e as articulações produzam um líquido que vai lubrificar a cartilagem e proteger o corpo na hora do jogo.

 Use o sapato correto

 Cada atividade pede um calçado adequado para que as articulações não sofram. Para atividades esportivas, é indicado procurar o tênis feito para o tipo de esporte a ser praticado. “Hoje, a indústria do calçado oferece até calçados diferentes para cada tipo de pisada, por exemplo, para quem corre”, exemplifica Mateus. Para os que praticam basquete, o ideal é o tênis de cano alto, já que a principal lesão é a entorse no tornozelo.

 Não use o mesmo tênis por muito tempo, verifique a quilometragem ou o estado do calçado, que geralmente dura entre seis meses a um ano. Procure ter, pelo menos, dois pares de tênis e alterne o uso para que o sistema de amortecimento tenha tempo para voltar à capacidade máxima.

 O fisioterapeuta diz que não há problema em usar salto alto em festas, casamentos e etc., mas, diariamente, a recomendação é escolher saltos com 3 cm ou 4 cm, mais grossos, para dar estabilidade e arredondados na frente, para que o peso seja distribuído igualmente entre os dedos. Saltos muito altos jogam o corpo para frente e sobrecarregam os joelhos e a coluna, além de favorecer joanetes e metatarsalgias (dor na parte frontal dos pés, na zona dos dedos). Sapatos sem salto, como rasteirinhas, também são prejudiciais, pois não amortecem o impacto do andar e forçam o calcanhar.

 Procure um especialista

 Não subestime dores articulares. Continuar a fazer atividades físicas com dor pode causar lesões sérias. Até mesmo pequenos incômodos podem indicar algum problema. Procure logo um médico para checar se está tudo bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR FAVOR AGRADEÇO DESDE JÁ A ATENÇÃO E SERIEDADE DOS COMENTÁRIOS, PARA QUE A CADA DIA O QUE JÁ É BOM POSSA FICAR MELHOR!