Quem sou eu

Minha foto
Professor de Educação Física, nascido em São Paulo Capital, atuando em Natal R/N a mais de 10 anos, na avaliação prescrição de treinamento individualizado e em grupos. Atuando como técnico de atletas campeões Nacionais e Mundiais. Em NATAÇÃO bebês, natação crianças e adultos todos os níveis, HIDROGINÁSTICA, MUSCULAÇÃO crianças e adultos,CORRIDA,TRIATHLON, AVALIAÇÃO FÍSICA (saiba quanto você deve perder de peso,% gordura, músculo, avaliação aeróbia), em clínicas de estética e spas, ( PREPARAÇÃO PARA CONCURSO PÚBLICO ). Locais de atuação: condomínios, spas, residência, litoral, clínicas...AGENDE UMA VISITA SEM COMPROMISSO.

domingo, 4 de dezembro de 2011

EFEITOS DA CORRIDA !

Após 20 ou 30 minutos de prática de exercício, a glândula hipófise libera um neuro-hormônio chamado endorfina. Como o nome diz - a palavra é derivada de endo (interno) e morfina (analgésico) -, ela possui uma potente ação analgésica e é capaz de estimular também a sensação de conforto, melhorar o estado de humor e provocar uma certa euforia. "Mas para conseguir esse bem-estar é preciso ter regularidade na atividade física", explica o fisiologista Renato Lotufo. Conheça um pouco mais sobre suas ações:
• Acredita-se que as endorfinas controlem a reação do corpo à tensão, regulando algumas funções do sistema nervoso autônomo como as contrações da parede intestinal e determinando o humor
• Várias pesquisas apontam que os efeitos desse hormônio são sentidos até uma ou duas horas após sua liberação. É o que, provavelmente, leva à sensação de tranqüilidade que os atletas sentem após as atividades físicas. Há estudos ainda que verificaram aumento das dosagens de serotonina até 72 horas após exercícios de endurance, como uma maratona.
• Em testes realizados em ratos foi observado aumento significativo nas concentrações cerebrais de endorfina e, conseqüentemente, um aumento no limiar da dor após atividade física prolongada e de intensidade moderada
• Pesquisadores também observaram que após atividade de intensidade leve não houve aumento da taxa de endorfina no sangue.
• Já ouviu dizer que exercício 'vicia'? Pois a existência dessa possível dependência causada pela prática de atividades físicas é atribuída às concentrações elevadas de endorfina circulante em atletas. Tal fato justificaria as sensações desagradáveis -- como desconforto, irritabilidade, ansiedade, depressão e alteração de humor -- em praticantes que por algum motivo deixaram de se exercitar. Esse quadro é similar a síndrome de abstinência causada por algumas drogas ao terem seu consumo interrompido abruptamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR FAVOR AGRADEÇO DESDE JÁ A ATENÇÃO E SERIEDADE DOS COMENTÁRIOS, PARA QUE A CADA DIA O QUE JÁ É BOM POSSA FICAR MELHOR!