O planejamento das diferentes fases do treinamento e seus conteúdos recebe o nome de periodização do treinamento, várias teorias foram desenvolvidas acerca deste assunto, porém somente nos últimos anos é que a periodização do treinamento começou ser aplicada a musculação.
Dentro dos esportes principalmente os olímpicos, a periodização e o conseqüente planejamento científico dos conteúdos já são utilizados desde a década de 30 sendo que um dos precursores de tais teorias é o russo L.P. Matveiev (1956).
Matveiev, realizou a primeira proposta científica de treinamento utilizando-se de estudos anteriores, sendo uma referência básica as teorias da periodização.
Posteriormente vários teóricos principalmente soviéticos e integrantes dos países do antigo bloco comunista, aperfeiçoaram as teorias de Matveiv, através da experimentação prática e científica dos conteúdos, sendo o romeno Tudor Bompa um dos pioneiros neste processo de adaptação das teorias da periodização ao treinamento com pesos.
Atualmente alguns autores como o Phd. Frederick Hatfield, o "Dr. Squat" ( Dr. Agachamento), que como atleta realizou no levantamento básico o agachamento com 460 kg, de onde advém seu apelido; iniciou artigos propondo a periodização do treinamento aplicado ao culturismo.
Além de sua experiência como atleta e o título de Phd ( Professor Doutor ), Hatfield têm treinado desde atletas olímpicos e culturistas que participam do Mr. Olímpia, até lutadores de boxe como Evander Holyfield.
Porém a maioria dos atletas de musculação ainda realizam protocolos de treinamento instintivos, onde o planejamento ocorre apenas de uma forma global e os conteúdos variam de acordo com o humor do atleta.
Em uma periodização de treinamento científica, os treinamentos são divididos em fases onde o atleta terá objetivos específicos e conteúdos que visam a obtenção destes objetivos.
Dentro do Culturismo, temos três fases ou mesociclos de treinamento: Força, Hipertrofia e Definição ou em inglês: Power, Mass and Shape.
Musculação, treinamento contra resistência treinamento resistido,são os termos utilizados, o que difere realmente são os métodos que são aplicados tem cada um que eu vejo no meu dia a dia, que eu fico me perguntando quanta imaginação, deveriam ser qualquer coisa menos praticantes de musculação.
ResponderExcluirÉ muito fácil levantar um peso (dependendo da carga), o difícil é saber para o que você está levantando o que está realmente acontecendo com você enquanto você treina e se a execução está correta.
Enfim são tantos detalhes importantes que eu também fico me perguntando quantos curiosos(estudiosos) do assunto estão pelas salas aplicando métodos/técnicas de treinamento e que o pior ainda repassam para o amigo como se eles fossem definitivamente (estudiosos) do assunto.
Cada um é cada um e cada um paga pelas suas escolhas.