Quem sou eu

Minha foto
Professor de Educação Física, nascido em São Paulo Capital, atuando em Natal R/N a mais de 10 anos, na avaliação prescrição de treinamento individualizado e em grupos. Atuando como técnico de atletas campeões Nacionais e Mundiais. Em NATAÇÃO bebês, natação crianças e adultos todos os níveis, HIDROGINÁSTICA, MUSCULAÇÃO crianças e adultos,CORRIDA,TRIATHLON, AVALIAÇÃO FÍSICA (saiba quanto você deve perder de peso,% gordura, músculo, avaliação aeróbia), em clínicas de estética e spas, ( PREPARAÇÃO PARA CONCURSO PÚBLICO ). Locais de atuação: condomínios, spas, residência, litoral, clínicas...AGENDE UMA VISITA SEM COMPROMISSO.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

MÁ PREPARAÇÃO FÍSICA = LESÕES !!!

Para se prevenir dessas complicações, os atletas precisam de uma equipe multidisciplinar para monitorar e acompanhar os treinamentos realizados.

Muitas pessoas saem em busca da perfeição em diversas modalidades esportivas e, para isso, investem em atividades físicas, mas, ao contrário do que muitos pensam, se as atividades não tiverem uma orientação, podem levar a sérias lesões, fadiga e até mesmo fraturas por estresse.

Para se prevenir dessas complicações, os atletas de alto nível precisam de uma equipe multidisciplinar para monitorar e acompanhar os treinamentos para evitar danos à saúde.

Os treinos para o aperfeiçoamento do gesto esportivo e melhora da técnica devem ser estabelecidos desde o início, ou seja, na infância. “O atleta de ponta é formado na base. Logicamente que o talento também é importante, mas, se puder associar o melhor do preparo físico ao talento individual, podemos chegar à perfeição”, afirma Moisés Cohen, chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e diretor do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte.

Os treinos são elaborados de acordo com a modalidade esportiva e as características dos atletas envolvidos, como sexo, idade e condicionamento físico inicial, além do tempo de duração das competições. A preparação planejada, organizada e bem orientada criará condições favoráveis para o desenvolvimento das capacidades biomotoras condicionantes e coordenativas como a força, a resistência, a velocidade e a flexibilidade.

Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, promovendo o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. “O principal efeito é o ganho da flexibilidade, ou seja, é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade”, completa.

Os atletas devem seguir uma orientação nutricional e a alimentação deve ser individualizada, pois cada indivíduo tem gasto energético próprio, calculado de acordo com seu peso, sua estatura, sua idade, seu sexo e também com a sua atividade física. O especialista alerta que a utilização de substâncias ilegais, como os esteroides, não traz benefícios e ainda resulta em grandes prejuízos à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR FAVOR AGRADEÇO DESDE JÁ A ATENÇÃO E SERIEDADE DOS COMENTÁRIOS, PARA QUE A CADA DIA O QUE JÁ É BOM POSSA FICAR MELHOR!