Podem ser classificados como carboidratos simples, os que possuem uma absorção mais rápida fornecendo ao organismo uma rápida forma de energia (glicose); e os complexos, que para serem absorvidos e utilizados como fonte de energia devem ser quebrados em carboidratos simples. Os Carbos Complexos tem digestão mais lenta mantendo uma saciedade prolongada.
CARBOIDRATOS SIMPLES.
Estes tipos de carboidratos são digeridos rapidamente, e isso leva a um efeito negativo sobre os nossos níveis sanguíneos de insulina. São encontrados nos doces, no leite e nas frutas, têm um teor maior de glicose e, por isso, são digeridos mais rápido.
Resultado: Você sente fome pouco depois de comer. Já os nutrientes considerados complexos têm digestão mais lenta, mantendo uma saciedade prolongada.
Os Carboidratos Simples são mais facilmente quebrados no processo digestivo e assim, fornecem energia imediata. Dificultam a perda de peso, pois, como são digeridos rapidamente pelo organismo, eles fazem com que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente, ocorrendo assim, a liberação da insulina que consegue colocar os carboidratos para dentro das células de gordura e músculos.
Essa liberação de insulina previne que o corpo
utilize a gordura armazenada por causa do excesso de açúcar presente no
sangue, dificultando a perda de gordura.
CARBOIDRATOS COMPLEXOS
Os Carboidratos Complexos garantem uma saciedade prolongada por terem digestão mais lenta. Eles são ainda mais eficientes quando obtidos pela versão integral, pois as fibras colaboram para que o estômago demore mais tempo para pedir comida. A Aveia por exemplo tambem tem a vantagem de ser rica em fibras.
Quando estamos com muita fome, procuramos sempre
algum alimento que contenha carboidrato. Isso não é à toa. O organismo
alerta para essa necessidade. Atenção à quantidade ingerida, é
fundamental, pois o macronutriente se armazena em forma de gordura se for consumido em excesso. O ideal é que o consumo de carboidratos componha pelo menos metade das calorias ingeridas diariamente.
Frutas, Leite e seus derivados, Verduras, Doces, Mel, Açúcar de mesa, Melados, Bebidas carbonatadas. Os carboidratos simples também são conhecidos como “açucares”.
É saudável ingerir alguns desses carboidratos, tais
como os encontrados em frutas frescas ou em pequenas quantidades de
sucos de frutas. Outros carboidratos simples devem ser evitados durante
um programa de redução de peso. Exemplos são: o açúcar branco, o açúcar
mascavo, xaropes à base de milho, mel, melados, geléias e compotas.
EXEMPLOS DE CARBOS COMPLEXOS.FONTES DE SIMPLESFrutas
Leite e seus derivados
Verduras
Doces
Mel
Açúcar de mesa
Melados
Bebidas carbonatadas
São exemplos de carboidratos complexos os alimentos
ricos em amido, tais como as batatas, bata doce, milho, macarrão, arroz
integral, feijão, ervilhas e lentilhas.
Os Carboidratos Complexos são mais lentamente digeridos,
evitando assim, as grandes elevações e queda dos níveis glicêmicos. Mas
tome cuidado para não exagerar!!! O consumo de carboidratos complexos
não pode ultrapassar de 60% das calorias totais ingeridas. Os carboidratos complexos são uma boa fonte de minerais, vitaminas e fibras.
FONTES DE COMPLEXOS:Aveia
Pães
Cereais
vegetais feculentos
Legumes
Arroz
Massas
Feijão
Batata
Milho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POR FAVOR AGRADEÇO DESDE JÁ A ATENÇÃO E SERIEDADE DOS COMENTÁRIOS, PARA QUE A CADA DIA O QUE JÁ É BOM POSSA FICAR MELHOR!