Felizmente a preocupação em se reidratar já se tornou um hábito “consagrado pelo uso” entre os praticantes de exercícios físicos. O que ainda não se tornou um consenso para os que praticam exercícios em climas quentes é a necessidade de reposição de sódio durante a prática, apesar do uso dos isotônicos estar bastante difundido.
Curiosamente, o conhecimento de que perdemos sais minerais pelo suor já é bastante prevalente, entretanto ouvimos muito mais sobre a preocupação com a reposição de potássio do que com o sódio. Na verdade, o risco decorrente da perda de sódio em grande quantidade com a sudorese é que causa preocupação.
Um dos episódios mais dramáticos da hiponatremia foi a chegada da maratonista suíça Gabrielle Andersen na maratona das Olimpíada de Los Angeles, quando a atleta protagonizou uma cena que se tornou inesquecível. Os evidentes distúrbios neurológicos com alteração dramática da coordenação motora nos metros finais da prova evidenciavam os sinais típicos do quadro de hiponatremia.
Evitar a queda do sódio no sangue durante exercícios prolongados, particularmente em dias mais quentes deve ser uma preocupação tão importante quanto evitar a desidratação. Para isso, o uso das bebidas isotônicas, ou até mesmo fontes de sódio em sucos naturais como a água de coco torna-se uma atitude altamente recomendável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POR FAVOR AGRADEÇO DESDE JÁ A ATENÇÃO E SERIEDADE DOS COMENTÁRIOS, PARA QUE A CADA DIA O QUE JÁ É BOM POSSA FICAR MELHOR!