Alongamento deve ser feito em dias separados aos do treino de corrida (Foto: Getty Images)
Pode prestar atenção, geralmente o texto começa assim: “Pesquisadores mostraram...” ou “Pesquisa científica realizada nos EUA revelou que...”. O que esses pesquisadores fazem é uma investigação muito controlada e minuciosa para tentar responder alguma questão. Em geral, várias pessoas são testadas nessas pesquisas, e através de procedimentos matemáticos é possível dizer que o que se descobre nesse grupo de pessoas vale para toda a população. Para ser publicada, a pesquisa tem que passar por uma avaliação rigorosa de outros estudiosos na área.
Bons profissionais da saúde e da área esportiva se baseiam nesse tipo de informação para orientar seus pacientes e alunos. Porém, muitas questões ainda não foram respondidas ou apresentam resultados controversos e, com o avanço das pesquisas, algo completamente diferente pode ser publicado amanhã. E isso é ótimo. É assim que o conhecimento evolui.
Voltando às questões do começo, o que as pesquisas científicas mostram é que:
• Alongar antes de correr não previne lesões e o alongamento após a corrida pode prejudicar a recuperação muscular;
• O melhor momento para fazer alongamentos é em um dia separado do treino de corrida;
• O aquecimento antes da corrida diminui o risco de lesões. Ele aumenta a frequência cardiorrespiratória, a irrigação sanguínea para os músculos e lubrifica as articulações, preparando o corpo para a atividade física;
• O aquecimento deve ser feito através de uma atividade que aumente a frequência cardiorrespiratória, como a caminhada, o trote leve ou pequenos saltos.
Hoje essas são as informações com mais comprovação sobre esses tópicos. Porém, elas não são verdades incontestáveis e provavelmente nesse exato momento existe alguém dentro de um laboratório de pesquisa investigando melhor o assunto.
O importante é que, por enquanto, essas são as medidas mais prudentes a se seguir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POR FAVOR AGRADEÇO DESDE JÁ A ATENÇÃO E SERIEDADE DOS COMENTÁRIOS, PARA QUE A CADA DIA O QUE JÁ É BOM POSSA FICAR MELHOR!