Quem sou eu

Minha foto
Professor de Educação Física, nascido em São Paulo Capital, atuando em Natal R/N a mais de 10 anos, na avaliação prescrição de treinamento individualizado e em grupos. Atuando como técnico de atletas campeões Nacionais e Mundiais. Em NATAÇÃO bebês, natação crianças e adultos todos os níveis, HIDROGINÁSTICA, MUSCULAÇÃO crianças e adultos,CORRIDA,TRIATHLON, AVALIAÇÃO FÍSICA (saiba quanto você deve perder de peso,% gordura, músculo, avaliação aeróbia), em clínicas de estética e spas, ( PREPARAÇÃO PARA CONCURSO PÚBLICO ). Locais de atuação: condomínios, spas, residência, litoral, clínicas...AGENDE UMA VISITA SEM COMPROMISSO.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

ORIGEM NATAÇÃO

A natação é a ação de autopropulsão e auto-sustentação na água que o homem aprendeu por instinto ou observando os animais. É um dos exercícios físicos mais completos , a ponto de exceder o simples divertimento ou a prática desportiva, para ser utilizado com utilidades terapêuticas na recuperação de atrofias musculares. A natação é popular desde a Grécia e Roma, onde fazia parte do treinamento de soldados. Platão afirmava que o homem que não sabia nadar não era educado, durante muitos séculos, entretanto, a natação teve o seu desenvolvimento prejudicado pela idéia de que ajudava a disseminar epidemias. Somente após a primeira metade do século XIX que começou a progredir como desporto, realizando-se as primeiras provas em Londres, em 1837.Várias competições foram organizadas nos anos subsequentes e em 1844 alguns nadadores norte-americanos atuaram em Londres, vencendo todas as provas. Até então o estilo empregado era uma braçada de peito, executada de lado, mais tarde para diminuir a resistência da água, passou-se a levar um dos braços a frente pela superfície,que foi chamado de overarm stroke e depois foi mudado para levar um braço de cada vez chamado de doublearm stroke.Em 1893 ainda os pés faziam um movimento de tesoura, depois foi adotado um movimento de pernas agitadas na vertical chamado de crawl australiano. Atualmente a natação é praticada em 4 estilos : CRAWL,COSTA ,PEITO E BORBOLETA, sendo o crawl o mais rápido. No âmbito mundial quem controla a natação é o FINA (Federação Internacional de Natação Amadora) . Entre os maiores nomes da natação em todos os tempos,destaca-se : Duke Kahanamoku(E.U.A), vencedor dos 100m,nado livre, nos jogos de 1912 e 1920; Johnny Weissmuller (E.U.A) vencedor em 1924 , dentre outros. A natação foi introduzida oficialmente no Brasil em 31 de julho de 1897, quando clubes Botafogo,Gragoatá, Icaraí e Flamengo fundaram no rio a União de Regatas fluminense que foi chamado mais tarde de Conselho Superior de Regatas e Federação brasileira das Sociedades de Remo. Em 1898, eles promoveram o primeiro campeonato brasileiro de 1500m. Abrão Saliture foi o campeão, nado livre.

domingo, 25 de julho de 2010

ATLETA VAI A MUNDIAL



A NADADORA EDÊNIA NOGUEIRA GARCIA , ESTÁ EM SUA PREPARAÇÃO FINAL COM O PROFESSOR CHINA, AQUÍ NO BRASIL, INDO DIA 03/08 RUMO A HOLANDA PARA REPRESENTAR O BRASIL EM ESPECIAL O RIO GRANDE DO NORTE NO CAMPEONATO MUNDIAL, A COMPETIÇÃO INICIA NO DIA 14/07.QUER SABER MAIS ACESSE NA LISTA DE LINKS DO BLOG NO SITE DO COMITÊ PARAOLÍMPICO BRASILEIRO.

(CORRIDA OBJETIVA.)

Os adeptos da corrida nas esteiras dentro das academias vêm aumentando nos últimos anos. O treinamento nas esteiras promove melhores resultados para as provas de longa distância, ou seja, de meio fundo (800 a 1,5 mil metros), fundo (5 mil a 10 mil metros) e grande fundo (meia maratona e maratona).

Provas com distâncias menores exigem maior coordenação motora, força e destreza do atleta, sendo para essas inviáveis os treinos nas esteiras.

Quando o objetivo é melhorar a qualidade de vida ou favorecer a perda de peso, tanto a corrida na esteira quanto a corrida a céu aberto produzem o mesmo resultado, já que o mais importante é o trabalho aeróbico proporcionado.

No entanto, quando o objetivo é melhorar a performance ou preparar-se para uma prova com condições climáticas adversas ou em pisos irregulares com subidas e descidas, o treinamento nas esteiras não é real, mesmo com toda tecnologia atual.

Mas as esteiras trazem algumas vantagens como: menor incidência de lesões, maior controle das variáveis do treinamento, menor oscilação do corpo e segurança.

Moisés Cohen, professor da Unifesp.

CRESCIMENTO MUSCULAR!!

(Quer hipertrofiar?)

Para quem está preocupado com a definição e o aumento dos músculos (hipertrofia muscular) é importante saber que uma alimentação que fornece diariamente de 12 a 15% do valor calórico total em proteínas é suficiente para atender as necessidades de quem pratica atividade física com essa finalidade.

Por isso, uma alimentação equilibrada, planejada e individualizada que garanta a ingestão de porções adequadas de alimentos fontes de proteínas é o caminho mais saudável, além da prática de exercícios indicados para este fim e orientados por um profissional. É importante também não descuidar do consumo de carboidratos na quantidade e horários recomendados. Além de garantir a manutenção do tônus muscular, os carboidratos mantêm os depósitos de glicogênio muscular e hepáticos sempre repletos e preservam a utilização da proteína dos músculos como fonte de energia.


(Hidratação)

A ingestão de água e/ou água de coco, antes, durante e após as atividades é necessária para o bom desempenho físico, manutenção dos líquidos corporais e temperatura corporal.

Somente a água e/ou água de coco é suficiente para repor a perda hídrica e de minerais em atividades leves e moderadas (caminhada, musculação, ginástica, hidroginástica, dança).

A ingestão de bebidas isotônicas para a reposição rápida de água e sais minerais é indicada para atletas profissionais que tem um treinamento intenso e freqüente. O uso de carboidratos em gel ou soluções com algum tipo de carboidrato simples diluído segue o mesmo critério.

obs: Consulte sempre um nutricionista.

TREINAR COM DOR!!!

O atleta contra a dor. Essa é uma batalha travada, provavelmente, desde que atividades esportivas começaram a ser praticadas. Muitas vezes, os primeiros sinais de dores são os vestígios iniciais de algum problema. Como é o caso de Alessandra Filippini, personagem de uma reportagem sobre o tema veiculada na Folha de S. Paulo.

Empresária e aspirante à triatleta, corre todos os dias cerca de 11km. Após algum tempo de treino começou a sentir dores nos membros inferiores enquanto praticava exercícios simples como também em momentos de repouso. Não procurou uma assistência médica por considerar dores normais que atingem atletas.

Com uma tendinite no joelho, a chamada "síndrome do corredor", começou a fazer fisioterapia a pouco tempo e, contra as recomendações médicas, se esforça para participar de uma corrida no começo de março.

"Faço sessões intensivas. Adoro correr. Tanto que acordo cedo aos sábado para ir à cidade universitária. A maioria dos médicos me disse para não correr mais. Mas não vou desistir", revela Filippini.