Quem sou eu

Minha foto
Professor de Educação Física, nascido em São Paulo Capital, atuando em Natal R/N a mais de 10 anos, na avaliação prescrição de treinamento individualizado e em grupos. Atuando como técnico de atletas campeões Nacionais e Mundiais. Em NATAÇÃO bebês, natação crianças e adultos todos os níveis, HIDROGINÁSTICA, MUSCULAÇÃO crianças e adultos,CORRIDA,TRIATHLON, AVALIAÇÃO FÍSICA (saiba quanto você deve perder de peso,% gordura, músculo, avaliação aeróbia), em clínicas de estética e spas, ( PREPARAÇÃO PARA CONCURSO PÚBLICO ). Locais de atuação: condomínios, spas, residência, litoral, clínicas...AGENDE UMA VISITA SEM COMPROMISSO.

domingo, 23 de outubro de 2011

ENGANANDO O CÉREBRO !


Em uma descoberta que poderá ser usada já para os Jogos Olímpicos de 2012, cientistas encontraram uma forma de fazer com que atletas literalmente superem seus próprios limites.

A técnica é bastante simples, e envolve literalmente enganar o cérebro.

Enganar o cérebro dos atletas pode fazer com que eles melhorem seu rendimento em até 5%, garante Kevin Thompson, da Universidade Northumbria.

Isto é mais do que suficiente para ganhar uma medalha de ouro ou mesmo quebrar um recorde mundial.

Correndo contra o avatar

Para desenvolver sua técnica, o Dr. Thompson pediu que ciclistas profissionais corressem contra um avatar mostrado na tela de um computador.

O pesquisador disse aos ciclistas que o avatar de cada um estava correndo com uma velocidade que permitiria que o atleta virtual fechasse o circuito exatamente no melhor tempo que cada um deles havia conseguido em sua carreira.

Na tela do computador, o próprio ciclista era representado ao lado do avatar, de forma que o atleta podia comparar seu rendimento segundo a segundo, como em uma corrida real.

Batendo o próprio recorde

Contudo, na realidade o avatar estava correndo 1% mais rápido do que o melhor tempo do ciclista.

Para surpresa do pesquisador, os ciclistas conseguiram ganhar do avatar, superando seus melhores tempos.

Bastou ir repetindo a mentira para que os atletas conseguissem superar seus próprios recordes em até 5%.

Testes seguintes mostraram que não há ganhos quando o ciclista sabe que o avatar está acima de 2% do seu melhor tempo.

Reserva de energia

O pesquisador acredita que a razão desse desempenho extra pode ser a existência de uma reserva de energia mesmo em atletas de ponta, que acreditam estar sempre no limite.

Durante os treinos, a mente antecipa o fim de uma sessão de exercícios, a fim de definir um ritmo inicial.

Receptores sensoriais, que monitoram as respostas do corpo, realimentam estas informações de volta para o cérebro, permitindo-lhe controlar os recursos do corpo para que eles durem até o final do exercício, para evitar danos.

"Acreditamos que esse sistema seja conservador e, mesmo em indivíduos bem treinados, que têm um quadro bem desenvolvido do próprio ritmo, há uma reserva de produção de energia que pode ser utilizada para melhorar o desempenho," teoriza o pesquisador.

CAFÉ DA MANHÃ !


O desjejum é uma das principais refeições do dia. É ele que vai tirar o organismo do catabolismo (afinal você ficou sem se alimentar por horas) e que irá abastecer seu corpo com a energia e com todos os nutrientes necessários para passar o seu dia com grande disposição.

Quem não toma um bom café da manhã, além de hipoglicemia, pode sofrer de compulsão alimentar durante o dia e acabar exagerando na quantidade de comida.

Um ótimo breakfast é aquele composto por todos os macro e micronutrientes, incluindo uma boa quantidade de proteínas e carboidratos simples e complexos. Claro que a quantidade dos alimentos a serem ingeridos depende de cada pessoa e do seu objetivo, por isso é fundamental o acompanhamento de uma nutricionista, que irá avaliar as suas reais necessidades.

Sempre comece o seu café da manhã com alimentos nutritivos, mas em geral, ótimas opções são: claras de ovos, omeletes, pó de proteína (whey protein, albumina, caseína, etc), peito de peru, cereais integrais, iogurte, leite semi-desnatado, queijo cottage, ricota, aveia, pão integral e frutas.

Como falamos acima dos benefícios das gorduras, uma dica bacana seria consumir o pão integral regado com azeite de oliva extra virgem. Você pode também colocar de 2 a 3 castanhas picadas no seu iogurte ou incluí-las nos cereais. Fica a dica, pessoal!

COMO COMER ! DICAS!


Quer aumentar a massa magra? COMA!
Quer emagrecer? COMA!

Parece contraditório, não é?! Mas independente do seu objetivo e do horário em que se treina, o que você come durante o dia é fundamental para ajudar no desenvolvimento dos seus músculos e na queima de gordura, ao passo que ficar muito tempo sem se alimentar só traz prejuízos.

Você já deve saber que a alimentação (e a escolha correta do alimento) causa um aumento na síntese protéica (e uma inibição na degradação), resultando em um acréscimo de proteína muscular. Ao contrário, na ausência do alimento, o organismo degrada a própria massa magra para garantir a glicemia do sangue. Por isso, o ideal é manter uma média entre seis e oito refeições diárias, alimentando-se a cada 2,5 a 3 horas. 

O hormônio insulina, secretado após cada refeição é, juntamente com o hormônio do crescimento, fundamental para o crescimento do organismo. Obviamente, incluindo lanches intermediários, o volume das três outras refeições (consideradas principais) deve ser mais limitado, ou seja, deve haver melhor distribuição dos alimentos em todas as refeições. Essa rotina visa garantir uma contínua oferta de nutrientes para o organismo, acelera o metabolismo fazendo com que o corpo gaste mais calorias em repouso e evita o catabolismo muscular.

Sua Alimentação é Ruim = Corpo Ruim.
Sua Alimentação é Boa = Corpo Bom.

Pense nisso e aprenda você mesmo a fazer um fracionamento correto das suas refeições! NÃO se ESQUEÇA de COMER! Agora, é óbvio que você PRECISA comer com QUALIDADE. Fique de olho nos alimentos que está consumindo e na quantidade dos mesmos variando de acordo com o seu objetivo.

Nas REFEIÇÕES INTERMEDIÁRIAS, entre o desjejum e o almoço, entre o almoço e o jantar, no pré-treino e na ceia, opte por lanches conforme sua rotina e facilidade de preparo. Lembre-se sempre de adicionar um carboidrato junto com uma proteína. Gorduras boas (sem exagerar, pois são muito calóricas) também são muito bem vindas. 

Ótimas opções são: atum, aveia, banana, barras proteicas, batata doce cozida, carnes magras, claras de ovos, castanhas, frutas e sucos (cuidado com o açúcar!), iogurtes, leite semi-desnatado, omeletes, pão integral, peito de frango, peixes, pó de proteína (whey protein, albumina, caseína), peito de peru, queijo magros (como cottage e ricota) e vegetais.

Veja que são várias as opções de alimentos saudáveis que podem ser consumidos tanto por indivíduos em busca da hipertrofia e quanto por aqueles em busca da redução da gordura corporal. Conforme dito acima, a quantidade da ingestão é que vai prevalecer na hora de se atingir o objetivo. Por isso, a importância de se consultar um nutricionista para que ele possa adequar e balancear a quantidade correta do alimento à sua necessidade calórica.
Água
A água representa entre 60 e 70% do peso corporal do homem, portanto, é um nutriente de fundamental importância para a vida. Ela é necessária para cada processo metabólico, incluindo a síntese protéica.
Funções e benefícios da água:

• Transporte de nutrientes;
• Transporte e eliminação de detritos celulares e toxinas resultantes dos processos metabólicos;
•  Lubrifica articulações;
• Regula a temperatura corporal;
• Melhor diurético natural que existe (na escassez de água o corpo passa a retê-la);
• Mantém a saúde dos rins e do trato urinário;
• Elimina sódio ingerido em excesso;
• Equilibra os íons do corpo;
• Mantém pele, olhos e cabelos hidratados;
• Faz com que os intestinos trabalhem melhor;
• Ajuda a controlar o apetite.


domingo, 16 de outubro de 2011

PAN 2011; CIELO É LEVADO AO HOSPITAL !



Cesar Cielo teve de deixar a Vila na noite de sexta-feira. Não para participar da cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, mas para ser atendido em um hospital da cidade mexicana. Sentindo um mal-estar, o melhor velocista do mundo foi atendido e, cerca de 20 minutos depois, foi liberado pelos médicos. 

Apesar de o episódio ter sido negado pelo técnico Alberto Silva, o médico que acompanha a equipe de natação, Marcus Bernhoeft, confirmou.

- Ele estava em dúvida sobre um determinado problema no corpo, e a gente foi no departamento médico do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Depois, levamos ele no hospital só para tirar dúvida. E tirou-se a dúvida rapidamente. Não se pode persistir a dúvida em um atleta do porte dele - explicou o médico.

Cielo sentiu um mal-estar na noite desta sexta-feira e foi levado para fazer exame (Foto: Satiro Sodré/Agif)
Depois do susto, a estreia de Cielo no Pan de Guadalajara está confirmada para este domingo. O campeão olímpico, que tem apenas uma experiência competindo em altitude, disputará a prova dos 100m livre.

- Era um mal-estar mais associado à altitude. Não teve nada em especial. Ele vai nadar a prova, está garantia a participação dele. Ele está bem. Foi só uma angústia que ele teve, por estar na altitude. Então, ele tem dúvida em relação a alguns sintomas. Mas chegou lá no hospital, fez o exame e viu que não tinha nada - disse Bernhoeft, que não quis entrar em detalhes sobre qual exame Cielo fez no hospital.

Além de Cielo, outros nadadores brasileiros estão sofrendo com a altitude. Alguns apresentaram mal-estar, febre e quadro de infecção.

- Nós estamos tendo aqui alguns problemas em função da altitude. Já tivemos em La Loma e agora aqui. Mas já está tudo mais ou menos sanado. A altitude intensifica os problemas de saúde. Então, quem já está fragilizado, tem esse tipo de problema. Nós tivemos alguns casos de infecção, mas já estão todos bem, em fase de recuperação. Hoje não temos nenhum caso que possa preocupar - garantiu o médico da CBDA.

PROTEÍNA CONTRIBUÍ PARA OBESIDADE !


Estudo revela nova proteína que contribui para obesidade.
Agora são conhecidos três proteínas que inibem a ação da leptina no cérebro, responsável por um maior gasto energético e menor consumo de alimentos.

Pesquisa da Universidade de Monash, na Austrália, realizada com auxílio de colaboradores dos Estados Unidos, pode explicar mais um mecanismo que faz com que as pessoas se tornem obesas. O estudo identificou uma nova proteína que inibe o hormônio leptina no cérebro, um dos fatores que contribuem para a progressão da obesidade mórbida. O estudo foi publicado nesta sexta-feira no periódico americano Cell Metabolism, e é uma importante contribuição para o desenvolvimento de novos tratamentos da doença.

A leptina faz com que o corpo aumente o gasto de energia e diminua o consumo de alimentos. "A resposta do corpo à leptina diminui em pessoas obesas ou com sobrepeso, como se elas se tornassem resistentes ao hormônio", explica Tony Tiganis, principal autor da pesquisa e professor do Instituto de Obesidade e Diabetes da Universidade de Monash.

Antes de o grupo identificar uma nova proteína inibidora de leptina no cérebro, duas outras já eram conhecidas. Testes em camundongos revelaram que essa terceira proteína se tornou mais abundante com o ganho de peso, aumentando a resistência à leptina e apressando a progressão da obesidade mórbida. É como se fosse um círculo vicioso: à medida que a pessoa fica obesa, a resistência à leptina torma o proceso de perder peso mais difícil. O estudo também mostrou que esses três reguladores negativos do hormônio produzem efeitos em diferentes estágios, dado que pode ser fundamental para o desenvolvimento de novos remédios.

"Drogas que visam um desses reguladores negativos já são conhecidas em testes clínicos para diabetes tipo 2. Porém, nossa pesquisa mostra que, em termos de sensibilidade à leptina em obesos, focar em apenas uma dessas proteínas não é o suficiente. Todos os três reguladores devem ser desligados", explica Tiganis.

O estudo ainda mostrou que o ganho de peso foi amplamente evitado em camundongos geneticamente modificados que tiveram dois dos reguladores negativos eliminados do cérebro. A partir daí, os pesquisadores passarão a realizar outros testes para determinar o que acontece quando as três proteínas são neutralizadas, e descobrir se isso é o suficiente para evitar a progressão da obesidade.

"Simplesmente dizer às pessoas para comerem menos e se exercitarem mais não será o suficiente para reverter essa tendência à obesidade. Há uma necessidade de desenvolvermos novas drogas que auxiliem na escolha da melhor dieta e exercícios físicos, para que todos esses fatores previnam e tratem juntos essa doença", diz Tiganis.

Obesidade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um a cada dez adultos e 170 milhões de crianças no mundo são obesos. A OMS estima que obesidade e sobrepeso são a quinta maior causa de morte mundial: pelo menos 2,8 milhões de adultos morrem a cada ano em decorrência desse problema. De acordo com dados do IBGE, 48% da população brasileira tem sobrepeso e 15% sofre de obesidade.