Mito – Natação e problemas de ombro são sinônimos.
Fato – Mesmo que um típico nadador competitivo tenha problemas de ombro, após executar milhares de braçadas por semana, isso é apenas uma forma de treinamento.
Segundo dados do Dr. Jame Miller, presidente do Departamento de Medicina Esportiva da USA Swimming uma média de 65 a 85% de atletas de natação competitiva em idade universitária perdem treinos durante a semana com dores nos ombros. O Dr. Miller também é atleta e treinador da categoria master.
Exercícios de proteção e prevenção de problemas nos ombros não é somente uma questão de evitar problemas médicos, mas também fazer um melhor nadador. As duas chaves principais são boa técnica de nado e uma inteligente, e saudável forma de treinamento de força.
“Trabalhar o seu streamline e seu balanço na água é um dos melhores caminhos para prevenir problemas na reigão dos ombros” é o que diz o consultor técnico Bill Boomer. “Os seus quadris devem estar altos na água, e eles devem ter um balanço natural. Se o seu quadril estiver baixo, você estaria criando um arrasto na água, além de colocar uma grande pressão sobre o seu pescoço e ombros, já que estarão altos na água”. Segundo o papa da técnica da natação moderna americana com um perfeito balanço na água, o seu quadril e seus músculos abdominais irão dirigir você na água.
Grande defensor da posição baixa da cabeça na água, Boomer diz que isso também ajuda na proteção dos ombros. A posição mais lineear na água alivia a espinha e colabora no rolamento e streamline.
Segundo o Dr. Miller muitas vezes os treinadores dedicam muito tempo de sua prática em séries fortes e de alta intensidade. “Mixar intervalos, variação de estilos, ritmo durante o treinamento ajuda na prevenção de lesões na região dos ombros”.
Treinamento de força é fundamental para prevenção de problemas de lesões dos ombros. Isto porque os ombros são inerente estáveis e devem ultrapassar os limites a cada dia no treinamento. Natação pode transformá-los em instáveis especialmente em jovens nadadores quando executam trabalhos acima de sua capacidade ou e principalmente em inadequada técnica de execução de nado.
O trabalho de força prepara a região e executado de forma correta preparará o nadador para problemas que podem ser evitados. MENOS É MAIS NO TREINAMENTO DE FORÇA DOS OMBROS. “Se você quer fortalecer os seus ombros, não faça grandes bíceps”diz o Dr. Miller. Pesos leves, não mais do que 8 quilos em cada mão e alto número de repetições são a garantia para o fortalecimento do rotator dos ombros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POR FAVOR AGRADEÇO DESDE JÁ A ATENÇÃO E SERIEDADE DOS COMENTÁRIOS, PARA QUE A CADA DIA O QUE JÁ É BOM POSSA FICAR MELHOR!