Quem sou eu

Minha foto
Professor de Educação Física, nascido em São Paulo Capital, atuando em Natal R/N a mais de 10 anos, na avaliação prescrição de treinamento individualizado e em grupos. Atuando como técnico de atletas campeões Nacionais e Mundiais. Em NATAÇÃO bebês, natação crianças e adultos todos os níveis, HIDROGINÁSTICA, MUSCULAÇÃO crianças e adultos,CORRIDA,TRIATHLON, AVALIAÇÃO FÍSICA (saiba quanto você deve perder de peso,% gordura, músculo, avaliação aeróbia), em clínicas de estética e spas, ( PREPARAÇÃO PARA CONCURSO PÚBLICO ). Locais de atuação: condomínios, spas, residência, litoral, clínicas...AGENDE UMA VISITA SEM COMPROMISSO.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

CONSTIPAÇÃO !!

A constipação, também conhecida como prisão de ventre ou constipação intestinal, é uma das queixas mais comuns entre os brasileiros.

O problema não deve ser considerado uma doença, mas sim, um sintoma ocasionado por uma alimentação deficiente, efeito colateral de algum medicamento, estresse, depressão, ansiedade ou doenças relacionadas ao cólon e reto. Porém, os sintomas desconfortáveis como inchaço, cólicas e irritabilidade podem ser evitados com a prática de atividade física.

Segundo alguns estudos, a atividade física regular pode ajudar na melhora do trânsito intestinal, já que o exercício melhora a mobilidade intestinal e consequentemente a evacuação. Além do mais, o gasto energético maior induz ao aumento no consumo de alimentos e no total de fibras. Vale ressaltar que a maioria das atividades físicas são praticadas em pé, o que ajuda na movimentação e estímulo da região intestinal.

A associação do exercício com a ingestão de líquidos, fibras, probióticos e alimentos laxativos como mamão, frutas secas e biomassa da banana verde são essenciais para o tratamento do problema. É fundamental adicionar ao cardápio alimentos ricos em fibras, como cereais, frutas frescas e vegetais para um trânsito intestinal saudável. É importante que as pessoas se atentem ao problema desde o início dos sintomas, já que em adultos, a prisão de ventre é considerada um fator de risco para o câncer de cólon e para a síndrome do intestino irritável.

No caso de crianças, estudos já comprovaram que a qualidade de vida daquelas com constipação é pior do que as com o trânsito intestinal normal. Atente-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR FAVOR AGRADEÇO DESDE JÁ A ATENÇÃO E SERIEDADE DOS COMENTÁRIOS, PARA QUE A CADA DIA O QUE JÁ É BOM POSSA FICAR MELHOR!