Quem sou eu

Minha foto
Professor de Educação Física, nascido em São Paulo Capital, atuando em Natal R/N a mais de 10 anos, na avaliação prescrição de treinamento individualizado e em grupos. Atuando como técnico de atletas campeões Nacionais e Mundiais. Em NATAÇÃO bebês, natação crianças e adultos todos os níveis, HIDROGINÁSTICA, MUSCULAÇÃO crianças e adultos,CORRIDA,TRIATHLON, AVALIAÇÃO FÍSICA (saiba quanto você deve perder de peso,% gordura, músculo, avaliação aeróbia), em clínicas de estética e spas, ( PREPARAÇÃO PARA CONCURSO PÚBLICO ). Locais de atuação: condomínios, spas, residência, litoral, clínicas...AGENDE UMA VISITA SEM COMPROMISSO.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

CARBOIDRATO A NOITE !!!

Há dicas e opções para todos os perfis de pessoas. Em meio a isso, surgem inúmeras recomendações contraditórias: enquanto um afirma que determinado alimento está liberado, outro especialista recomenda evitá-lo. Com tantos cardápios à frente, o que fazer? Quais realmente ajudam a manter a saúde em dia ou até mesmo emagrecer? Você já deve ter ouvido por aí alguém dizer que “ingerir alimentos ricos em carboidratos à noite engorda”, certo? Ou ainda que banana reduz câimbra e abacate engorda?

Ana Luísa Vilela, especialista em nutrição, desvenda e orienta para algumas dessas lendas alimentares. Uma delas, por exemplo, é a ideia de que o “suco de beterraba acaba com a anemia”. Mesmo com muitas pessoas ainda acreditando nisso, é bom orientar que essa afirmação é falsa. A beterraba tem ferro, sim, mas é rica mesmo em açúcares. Por sua vez, as carnes vermelhas e folhas verdes, sim, estas são ricas em ferro e podem ajudar na anemia. Outro mito bem difundido por aí é ode que “fazer atividade física em jejum ajuda a emagrecer”. Ana Luísa explica que depende, além dessa não ser uma forma saudável deemagrecer. Isso porque quando acordamos e estamos há horas sem nos alimentar,nossa glicemia (o nível de açúcar no sangue) fica baixa.

Sendo assim, corridas leve sou mesmo pedaladas de 30 minutos, feitas por pessoas condicionadas, podem trazer uma queima de gordura mais adequada.Do contrário, pode ocasionar tontura ou até mesmo desmaio por causa da falta de açúcar no sangue. O ideal é ingerir um suco ou comer uma fruta, evitando ficar em jejum. “Qualquer exercício físico aeróbico intenso pode ajudar a emagrecer, mas a prática em jejum pode levar a uma perda maior de fibras musculares, sendo esse um emagrecimento não tão saudável”,alerta a nutróloga. Quer descobrir quais são os 10 principais mitos sobre alimentação?

COMER ALIMENTOS RICOS EM CARBOIDRATOS À NOITE ENGORDA?

O fato é que devemos comer carboidratos em todas as nossas refeições. E o ganho dopeso geralmente é causado pelo excesso de calorias nas refeições. “No entanto, durantea noite nosso organismo se torna mais lento, desacelerado. Por isso, o indicado é fazer refeições mais leves, além de evitar gorduras e carboidratos refinados – conhecidos ainda como simples e que são absorvidos facilmente pelo organismo. O ideal é consumir carboidratos complexos, chamados também de integrais, justamente por terem uma absorção mais demorada”, recomenda Ana Luísa.Dica:- Carboidratos simples/refinados: bolos; tortas doces e salgadas; biscoitos; pizzas; pães; refeições semi preparadas; mel; leite; iogurte; refrigerante; dentre outros alimentos feitos com farinha branca. – Carboidratos complexos/integrais: arroz integral; lentilhas; espinafre; berinjela; feijão; leite de soja; iogurte magro; cenoura; pepino; laranja; maçã; alface; leite desnatado; pão integral etc.

FICAR SEM COMER EMAGRECE?

De maneira alguma. O que acontece é que, quando ficamos muito tempo sem comer nosso corpo passa a poupar energia deixando o metabolismo mais lento, o que dificulta a eliminação de peso. “Durante esse processo o corpo é submetido a um estresse e passa a gastar todo o seu estoque de glicogênio [reserva energética de açúcar das células] armazenado nos músculos e no fígado. Os principais sintomas de que isto está ocorrendo são fortes dores de cabeça,tontura, insônia, fadiga e mau humor”, explica a nutróloga.

COMER BANANA REDUZ CÂIMBRA?

Normalmente após um esforço intenso podem surgir as indesejadas câimbras por fatores como desidratação, desequilíbrio de sais minerais e longos períodos de inatividade podem contribuir para as contrações indesejadas. A banana é rica, sim, em potássio, que é um dos principais minerais responsáveis pelo equilíbrio hidroeletrolítico,e pode até contribuir para o desaparecimento das câimbras. No entanto, taxar dizendo que é só comer e, minutos depois, a câimbra desaparece é mito.Mas claro que se a pessoa tiver um nível muito baixo de potássio, as câimbras podem surgir.

ABACATE ENGORDA?

Cerca de ¼ da fruta [em tamanho grande] contém mais ou menos 162 calorias, o que equivale a cinco bananas. “Podemos dizer que o abacate é uma fruta calórica, mas se consumido de maneira adequada pode trazer muitos benefícios à saúde. Ele é rico em gordura insaturada [que é a saudável]. E, se associado a uma dieta balanceada,é capaz de auxiliar na redução do colesterol ruim”, diz Ana. Na polpa há uma substância chamada ácido oleico, que faz aumentar a sensação de saciedade. Trocando em miúdos: você come menos e se sente satisfeito!

BEBER ÁGUA EM JEJUM EMAGRECE?

“A água éessencial para o corpo e indispensável para a hidratação e bom funcionamento do intestino. Mas não é possível afirmar que apenas aumentando o consumo de água você vai emagrecer. Para que isso ocorra é essencial uma mudança de hábitos, principalmente os alimentares, bem como a ingestão de 2 a 3 litros de água por dia”,ressalta a nutróloga Ana Luísa Vilela.

BEBER LÍQUIDO DURANTE AS REFEIÇÕES AUMENTA A BARRIGA?

Beber líquidos na hora das refeições não engorda. O que acontece é que o excesso da bebida pode dilatar o estômago e trazer ganho de peso. E isso, sim, pode aumentar a gordura corporal, inclusive, na região abdominal. Refrigerantes, por exemplo, possuem gases que dilata mais ainda mais o estômago. “Há uma linha de estudos que relacionam a água com a má digestão e aumento do volume gástrico. O ideal seria aguardar meia hora após a alimentação para um consumo maior de líquidos. No entanto, ingerir em pequena quantidade de até 30 ml não traz prejuízos à saúde”, diz a nutróloga.

MARGARINA É MAIS SAUDÁVEL DO QUE A MANTEIGA?

Ambas podem serconsumidas com moderação, mas a margarina é menos saudável do que a manteiga porque ela possui gordura do tipo trans [nome dado à gordura vegetal que sofre um processo industrial]. Esta que pode causar sérios danos à saúde, como aumentar os níveis de colesterol ruim (chamado de LDL – em inglês significa Low Density Lipoprotein, ou seja, lipoproteínas de baixa densidade – responsáveis pelo transporte de lipídeos [gordura] no sangue).Além disso, a gordura trans reduz o colesterol bom do organismo (conhecido como HDL – High Density Lipoproteins, ou lipoproteínas de alta densidade -, que tem como função absorver os cristais de colesterol depositados nas artérias e transportá-los de volta para o fígado com o objetivo de eliminá-los do organismo).

COMER ABACAXI APÓS AS REFEIÇÕES AJUDA A EMAGRECER?

A verdade é que afruta não tem o poder de queimar calorias. Mas ela possui uma substância chamada bromelina, que ajuda o corpo na hora de digestão de gorduras. “Ele não emagrece, mas pode acelerar a digestão”, explica Ana Luísa Vilela.

SUCO DE BETERRABA ACABA COMA ANEMIA?

A beterraba tem ferro, sim, mas é rica mesmo em açúcares. As carnes vermelhas e folhas verdes, sim, estas são ricas em ferro e podem ajudar no tratamento da anemia.

O OVO AUMENTA O COLESTEROL?

“Isso é um mito que tem sido muito estudado. E hoje se sabe que a proteína do ovo tem alto poder biológico e que a gema não só tem substâncias que ativam os neurônios, como também previnem problemas de visão. Portanto, o consumo de um ovo [cozido] por dia pode ser, sim, saudável sem correr risco de aumento do colesterol”, explica a especialista em nutrição Ana Luísa Vilela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR FAVOR AGRADEÇO DESDE JÁ A ATENÇÃO E SERIEDADE DOS COMENTÁRIOS, PARA QUE A CADA DIA O QUE JÁ É BOM POSSA FICAR MELHOR!