A natação é o esporte mais recomendado nestes casos. Todos nós sabemos da importância da natação. Ela trabalha todos os músculos, é o esporte mais completo que existe. Além disso, pode ajudar a melhorar ou até curar alguns problemas respiratórios.
O trabalho na água aumenta a resistência do organismo, diminuindo ou espaçando as crises asmáticas. A cura da asma é muito frequente com a natação, temos grandes atletas que começaram a nadar por causa da asma e se tornaram grandes expoentes no esporte.
O asmático tem excesso de ar, não consegue expirar, se asfixia com o próprio ar. A umidade do meio líquido e a necessidade de respirar pela boca e de soltar o ar ajudam muito aos asmáticos. A pressão da água também ajuda na expiração. A posição horizontal do corpo na natação em um ambiente de alta umidade do ar produz menos ressecamento das vias aéreas, favorecendo mais o ato de respirar do que em outros esportes que aumentam a resistência das vias aéreas. O cloro também é alérgeno, por isto muitos centros aquáticos optam pela água salinizada.
O que a natação faz?
Ela alonga toda a musculatura intercostal, abrindo e fechando as costelas, movimentando a caixa torácica através dos movimentos de braços e trabalha a musculatura abdominal facilitando a respiração diafragmática. Todos estes movimentos são coordenados com a respiração. O movimento de abrir e fechar das costelas facilita a musculatura inspiratória e expiratória, ou seja, enche os pulmões na inspiração e esvazia na expiração.A resistência da água exige que a respiração seja mais forte para deslocar-se nela. Com isso, a respiração se torna mais ampla naturalmente, a musculatura envolvida aumenta o trabalho dos pulmões e a capacidade cardiorrespiratória. O ambiente aquático mantém as narinas úmidas, eliminando a secura normalmente encontrada na asma e nas alergias durante outras atividades terrestres.
Alerta!
Quando a criança é frágil, precisa de um trabalho individualizado com toda a atenção do professor. Se ela tem a respiração apical, ou seja, alta, usa a musculatura acessória, elevando os ombros para respirar e estufando o peito ao invés de usar a musculatura abdominal e intercostal, precisa de uma reeducação respiratória para evitar o famoso peito de pombo. O professor pode ensiná-la, caso não consiga sozinha, mas é necessária a ajuda de um fisioterapeuta especializado em respiratória. Caso contrário, a criança fica boa do problema respiratório, mas pode criar outro que, às vezes, chega a ser uma deformidade do tórax.Para solucionar os problemas respiratórios e suas causas, também é indispensável que as crianças brinquem, exercitem-se, peguem sol e tenham uma boa alimentação. Normalmente, nas escolas as crianças participam de jogos, esportes, através da educação física, com atividades que desenvolvem a psicomotricidade, a parte musculoesquelética, social e psicológica, despertando para um estilo de vida saudável. Cabe aos pais dar continuidade fora da escola, evitando o uso contínuo de televisão, uso abusivo de jogos eletrônicos, estimulando a prática esportiva e a vida ao ar livre.
Os problemas hereditários, como a asma, e mesmo as alergias podem ser minimizados seguindo estes conselhos. A criança pode começar a fazer natação a partir dos quatro meses de idade, desde que com a autorização do pediatra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POR FAVOR AGRADEÇO DESDE JÁ A ATENÇÃO E SERIEDADE DOS COMENTÁRIOS, PARA QUE A CADA DIA O QUE JÁ É BOM POSSA FICAR MELHOR!