Quem sou eu

Minha foto
Professor de Educação Física, nascido em São Paulo Capital, atuando em Natal R/N a mais de 10 anos, na avaliação prescrição de treinamento individualizado e em grupos. Atuando como técnico de atletas campeões Nacionais e Mundiais. Em NATAÇÃO bebês, natação crianças e adultos todos os níveis, HIDROGINÁSTICA, MUSCULAÇÃO crianças e adultos,CORRIDA,TRIATHLON, AVALIAÇÃO FÍSICA (saiba quanto você deve perder de peso,% gordura, músculo, avaliação aeróbia), em clínicas de estética e spas, ( PREPARAÇÃO PARA CONCURSO PÚBLICO ). Locais de atuação: condomínios, spas, residência, litoral, clínicas...AGENDE UMA VISITA SEM COMPROMISSO.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

MUSCULAÇÃO CHEGA DE EMPIRISMO !!

Evolução de equipamentos e de conhecimento científico melhora a prática da musculação que ainda segue como unanimidade nas academias.
Sempre presente nas academias, a musculação vai além da hipertrofia. Essencial para o bem-estar, já foi comprovado cientificamente que ela é também essencial para o processo de emagrecimento e a manutenção da saúde. Ao longo dos anos, o perfil do praticante de musculação mudou bastante e até mesmo alguns exercícios passaram por mudanças, ou melhor, aprimoramento.

Musculação atual tem mais ciência e trabalho científico

Membro da “velha guarda” da musculação, o professor Ms. Dilmar Pinto Guedes Jr é especialista em musculação e treinamento desportivo, leciona nas universidades FEFES e FEFESP, ambas em Santos (SP) e ainda é proprietário da academia Cia do Físico.

Praticante “desde moleque”, como brinca, fala com propriedade que as mudanças aconteceram de uns 20, até 30 anos para cá na estrutura da musculação. “Hoje tem muito mais ciência, trabalho científico. Antigamente a musculação era muito empírica. Treinadores e atletas compartilhavam as suas experiências, o que tinha dado certo ou não, sendo que atualmente a área acadêmica se interessou pela musculação.” Tal interesse possibilitou a correção de exercícios e o ajuste de equipamentos.

Quais as diferenças nos equipamentos de musculação de ontem e de hoje?

Guedes Jr conta que os aparelhos eram poucos há algumas décadas, sendo que os praticantes usavam muitas barras, anilhas e pesos livres. Quando surgiram os primeiros aparelhos, eles não eram biomecanicamente estruturados e a aparência não era lá muito bacana. Atualmente, as empresas que fabricam os aparelhos de musculação estão muito mais evoluídas e primam não só pela biomecânica ideal, com ajustes e profissionais trabalhando na ergonomia dos alunos. “As empresas de aparelhos estão desenvolvendo cada vez mais aparelhos seguros e com grande preocupação com a estética. Elas têm investido no visual da academia e as máquinas são bem desenvolvidas.”

Os estudos realizados nas universidades levaram ao aprimoramento dos métodos de treinamento para priorizar cargas e intensidades. Além disso, outra mudança importante aconteceu: o perfil dos praticantes de musculação se transformou ao longo das décadas.

Como era a musculação há 30 anos

“Há 30 anos o público-alvo eram homens jovens com o objetivo de ficar musculoso. Hoje há idosos que sabem do benefício da musculação para a saúde, jovens com o objetivo de melhorar a estrutura do corpo para ter uma vida mais saudável e mulheres que já dividem as salas de igual para igual. Só a base continua sendo a mesma: treinar com pesos livres ou aparelhos, com mais segurança e grande eficiência”, conta Guedes Jr.

Para o professor, que já foi fisiculturista, a grande vantagem da musculação é que ela é individual e o profissional de educação física pode montar o treino customizado de acordo com as necessidades específicas de cada aluno, sem oferecer riscos. Mas o glamour que o corpo extremamente torneado exercia nas décadas de 80 e 90 já não é mais notado na atualidade. “eram mais praticantes, lembro de assistir as competições na televisão, de ouvir os atletas em entrevista nas rádios. A gente ia na praia e encontrava um monte de atleta fisiculturista e hoje não acontece mais isso. O ponto positivo é que hoje os atletas têm acesso a mais conhecimento do que há duas, três décadas. O conhecimento deles também mudou”.

Musculação: preocupação com estética ainda é forte

Todavia, Guedes Jr nota que a preocupação com a estética ainda se mantém forte nos dias de hoje, embora acredite que uma mudança sutil se faça notar e possa predominar no futuro, que é a atenção com a saúde, a prática de exercícios físicos priorizada pela qualidade de vida e bem-estar. Ele conta que em suas aulas costuma apresentar slides aos alunos para demonstrar como o padrão de beleza feminino mudou e como elas têm priorizado a massa muscular, uma consternação que antes era unicamente masculina.

Musculação, onde o peso é instrumento

Dilmar Pinto Guedes Jr conta que quando a musculação é praticada para melhorar a saúde, a qualidade de vida ou a estética, o peso é instrumento e não objetivo: “ainda por má informação, alguns seguem nesse erro de priorizar o quanto de peso se levanta, aumentando o risco de lesão e sem alcançar os objetivos. Peso é usado só para estimular a musculatura”.

Apesar desses errinhos pontuais, o profissional da Cia do Físico aponta que a musculação está no caminho certo para um futuro promissor e de sucesso duradouro. Por ser estudada e bem aceita, os praticantes já não se preocupam apenas em ficarem musculosos, mas também em melhorar a estética e a saúde – como no caso da terceira idade -, no desenvolvimento motor e de forças específicas – caso dos atletas -, entre outros.

Musculação ou treinamento funcional?

Apesar de o treinamento funcional estar fazendo seu barulho e conquistando adeptos, Guedes Jr não acredita que ele vá “roubar” praticantes da musculação e seus equipamentos e acessórios não vão substituir aqueles usados para a hipertrofia na musculação. Ele reforça ainda a necessidade de especialização por parte do profissional de educação física para poder atuar de forma segura e efetiva, auxiliando o aluno a alcançar seus objetivos e prestar atenção em cada aluno individualmente. Afinal, “a molecada ainda se espelha nos indivíduos muito fortes”, mostrando que um corpo torneado e hipertrófico ainda segue chamando a atenção e a admiração de todas as idades, mas precisa de conhecimento e treinamento específicos que podem perdurar ao longo dos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR FAVOR AGRADEÇO DESDE JÁ A ATENÇÃO E SERIEDADE DOS COMENTÁRIOS, PARA QUE A CADA DIA O QUE JÁ É BOM POSSA FICAR MELHOR!