Quem sou eu

Minha foto
Professor de Educação Física, nascido em São Paulo Capital, atuando em Natal R/N a mais de 10 anos, na avaliação prescrição de treinamento individualizado e em grupos. Atuando como técnico de atletas campeões Nacionais e Mundiais. Em NATAÇÃO bebês, natação crianças e adultos todos os níveis, HIDROGINÁSTICA, MUSCULAÇÃO crianças e adultos,CORRIDA,TRIATHLON, AVALIAÇÃO FÍSICA (saiba quanto você deve perder de peso,% gordura, músculo, avaliação aeróbia), em clínicas de estética e spas, ( PREPARAÇÃO PARA CONCURSO PÚBLICO ). Locais de atuação: condomínios, spas, residência, litoral, clínicas...AGENDE UMA VISITA SEM COMPROMISSO.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

CORRER, 10 MOTIVOS PARA NÃO FICAR PARADO !!!

1. Perca peso
Muitas pessoas começam a correr para perder alguns quilos extras. Correr é uma maneira extremamente eficiente para queimar calorias e perder peso. Se você já está em um peso saudável, a corrida pode ajudá-lo a manter. Apenas certifique-se que você não acha que correr da uma oportunidade para comer o que quiser. A regra básica da perda de peso, que você deve queimar mais calorias do que você ingere.

2. Faz bem para saúde
Um dos maiores benefícios da corrida é que faz bem para a saúde. Correr é uma excelente maneira de fortalecer o coração e garantir o fluxo eficiente de sangue e oxigênio por todo o corpo, o que ajuda a diminuir o risco de um ataque cardíaco. Exercício, junto com a manutenção de um peso saudável, é uma das melhores maneiras de reduzir naturalmente a pressão arterial, se é acima do normal. Se você tem colesterol alto, correndo também pode ajudar a mantê-lo sob controle. Correr também melhora o sistema imunológico, por isso as funções do corpo são mais eficazes e eficientes no combate a germes.

3. Conheça novas pessoas
Alguns corredores apreciam o silêncio e a solidão de correr por conta própria, mas os outros os vêem correr do tempo como oportunidades sociais. Encontrar um amigo ou correr com um grupo é uma ótima maneira para desenvolver um senso de comunidade. Você pode definir metas e realizá-las em conjunto. Além disso, ter um companheiro para correr ou ter um grupo regular é uma ótima maneira de se manter motivado.

4. Corra por uma causa
Correr também pode ser usado como uma maneira para contribuir para a sociedade como um todo. Muitas raças de caridade de benefícios e algumas instituições de caridade oferecem treinamentos de corrida em troca de angariação de fundos. Correndo por algo que é maior do que você é uma ótima maneira de se manter motivado para continuar treinando e pode fazer suas corridas ainda mais significativa e gratificante.

5. Experimente algo novo e diferente
Correr é uma ótima maneira de expandir seus horizontes e romper com a rotina diária. O esporte dá às pessoas a oportunidade de explorar as áreas de sua própria comunidade ou novos locais, experimentar novas sensações físicas e executar lugares que normalmente não podem ver.

6. Melhore os níveis de energia
Quando você está se sentindo fraco ou cansado, correr é uma ótima maneira de aumentar a sua energia. Corredores que funcionam no período da manhã dizem que eles melhoram os níveis de energia durante o dia. Combinando a corrida com uma dieta saudável vai ajudar a melhorar seus níveis de energia ainda mais.

7. Treine por um objetivo específico
Algumas pessoas odeiam exercer a atividade apenas por uma questão de exercício, mas com o funcionamento, no entanto, você pode treinar para as corridas, a partir de 5Ks para maratonas e mais além. Formação de uma corrida lhe dá um objetivo específico para trabalhar, o que pode definitivamente ajudar a melhorar a sua motivação para correr.

8. Alivie o estresse
Funcionamento como acontece com muitas formas de exercício é um ótimo remédio para o estresse, tensão emocional e até mesmo depressão leve. A pesquisa mostrou que adultos saudáveis que se exercitam regularmente geralmente são mais felizes do que aqueles que não o fazem.

9. É versátil e barato
Para a atividade requer muito pouco equipamento e isso pode ser feito em qualquer lugar. Tudo que você precisa é de um bom par de tênis. De calçadas da cidade para trilhas arborizadas, há uma abundância de lugares para os corredores para explorar, sem nenhum custo.

10. Se sinta bem
Corredores regulares relatam um aumento em sua confiança e auto-estima e os benefícios de funcionamento é aumentado se você definir uma meta específica, com a execução de 5K ou mesmo uma maratona.

terça-feira, 25 de junho de 2013

POSTURA NA CORRIDA !!!

Correr com uma boa postura pode fazer com que corredores economizem energia através do desgaste desnecessário de alguns movimentos.

Assim, o atleta direciona toda sua energia para melhorar seu ritmo e marcha. Ao correr, o pé dianteiro entra em contato com o solo com uma força maior que o peso corporal. Com uma biomecânica mais apurada e um bom calçado, esse impacto é absorvido adequadamente e há uma distribuição mais eficaz da força de reação ao longo dos músculos, tendões e ligamentos. Com isso, é possível que os riscos de lesões diminuam. Portanto, é importante manter o tronco erguido e relaxado na hora da corrida, além da cabeça erguida com o olhar para uma distância de 20 a 30 metros à frente. Já com os ombros, o indicado é evitar balançá-los junto com os braços e rodá-los muito para frente.

É fundamental manter os cotovelos em torno de 90º e os antebraços paralelos ao chão. Os braços devem se movimentar sempre com a perna oposta, e o balanço deve ser um movimento pequeno, onde normalmente o cotovelo se desloca da linha do tronco para trás. As mãos, assim como as pernas, devem estar sempre relaxadas, e o polegar descansando sob o dedo indicador. O tronco deve estar sempre ereto para uma melhor respiração, sendo que o corpo é inclinado para frente na corrida e não o tronco. Essa flexão de tronco é maléfica e pode gerar dores lombares. O quadril também necessita estar alinhado para evitar oscilações laterais. Por fim, os pés devem estar sempre apontando para frente, seguindo o joelho e quadril. Vale ressaltar que todo corredor tem seu estilo e não há regras de como fazer, mas com essa pequena orientação de como posicionar o corpo, é possível melhorar a biomecânica dos atletas.

HIDRATAÇÃO !!!

Muitos atletas se preocupam com a alimentação adequada e com a suplementação esportiva, mas esquecem de algo tão importante quanto: que é a hidratação. A água promove principalmente a hidratação do organismo.

“O nosso corpo é composto por 70% de água, então, dá para imaginar a importância que a ingestão de líquidos tem na vida do ser humano”, ressalta Dra. Gerseli Angeli, do Instituto de Fisiologia do Exercício.

Durante a atividade física, é comum o esportista desidratar, caso o líquido perdido através do suor não seja reposto. Segundo a nutricionista esportiva Giovana Guido, a não hidratação correta durante atividades físicas podem piorar o rendimento do atleta, pois com a desidratação, o coração se esforça mais para bombear o sangue, nutrientes e oxigênio, consequentemente esses itens terão dificuldade em atingir os tecidos musculares e respiratórios, o que resulta na fadiga precoce, levando à exaustão rapidamente.
Além da fadiga, os sintomas da desidratação são sede, boca e olhos secos, fraqueza, cansaço, dores no corpo, visão turva e taquicardia, que podem causar mal estar, queda da performance, desmaios, hipertermia, e em casos graves pode levar a morte. A quantidade de líquidos perdidos durante a atividade física varia de pessoa para pessoa, de acordo com a idade, sexo, nível de atividade física e ingestão de água.

Até mesmo fatores externos como a temperatura do ambiente, alteram a quantidade de líquido que o corpo perde, pois quanto maior a temperatura externa, maior a produção de calor e suor dentro do organismo, o que acelera a desidratação. Afinal, a água é responsável por realizar a regulação da temperatura corporal. “A evaporação do suor é a forma mais eficaz de termorregulação, ou seja, a dissipação do calor no nosso organismo, e durante o exercício físico, em um dia quente, podemos perder até 2,5 litros de água por hora através do suor”, diz a nutricionista esportiva, Tatiane Cardoso. Por dia, o ser humano perde cerca de 500 ml de água com a evaporação imperceptível através da pele e da respiração.

A água também é responsável por organizar todo o metabolismo, fazendo com que as reações químicas ocorram, como produção de energia, digestão, absorção de nutrientes e eliminação de toxinas.

A Dra. Gerseli lembra que a desidratação acontece de maneira gradativa, e o primeiro sintoma é a sede. A doutora aconselha a beber água antes de sentir sede, pois há uma correlação linear entre desidratação com a perda de performance. Para ingerir água de maneira adequada, evitando o comprometimento com a performance do atleta, Dra. Gerseli recomenda que o atleta conheça o comportamento do seu organismo. Para tanto, ele deve, por exemplo, se pesar antes e depois do treino. A diferença de peso ao final da atividade física é o que ele perdeu de líquido. Sabendo quanto ele perde durante a prática esportiva, o atleta pode calcular adequadamente e programar a hidratação durante a atividade física.

A nutricionista Tatiane exemplifica que se um esportista perde 720g (720ml) durante o exercício e consome 360 ml, deveria beber 720ml + 360ml, ou seja, 1080ml por hora de exercícios sob condições semelhantes. Nesse exemplo, a ingestão de 270ml a cada 15 minutos seria ideal.

A nutricionista Giovana recomenda, de maneira geral, que o atleta inicie a atividade física devidamente hidratado, ou seja, que tenha ingerido no mínimo 500 ml de água duas horas antes. Já durante a atividade física, o ideal é consumir entre 150 e 250ml de líquidos a cada 15 ou 20 minutos. “Após o exercício reponha 150% do peso perdido, ou seja, para cada quilo perdido é necessário ingerir 1.500 ml de água nas próximas horas”, alerta Giovana.

Uso de bebidas isotônicas

No entanto, se a atividade física for de intensidade moderada a alto e ultrapassar 90 minutos de duração, bebidas isotônicas podem ser usadas. “Se o exercício for de baixa a média intensidade com duração de até 90 minutos, a água é suficiente”, explica a nutricionista. O consumo de bebida isotônica após os 90 minutos de atividade física deve ser à vontade, de acordo com a sede do atleta.

Durante a atividade física, o esportista desidrata e perde os famosos eletrólitos, ou seja, sódio e potássio. As bebidas isotônicas são compostas por esses eletrólitos e carboidratos e são indicados como uma forma de repor mais rápido os sais minerais que foram perdidos durante o exercício, principalmente de longa duração. No entanto, hidratar-se com água já é o suficiente para controlar a temperatura corporal, aumentar o fluxo sanguíneo, retardar a fadiga, evitar câimbras e o aumento da freqüência cardíaca.

A recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é que bebidas isotônicas sejam consumidas apenas por atletas, depois de uma atividade física pesada ou indicada por um especialista. A nutricionista Tatiane ressalta que as bebidas isotônicas devem ser usadas por pessoas que perdem muita água (suor) durante o exercício físico, ou por quem passa muito tempo se exercitando. “Na maioria dos casos de academia, o uso de isotônicos é desnecessário, sendo a água o melhor combustível”, afirma Tatiane. Além disso, essas bebidas têm açúcares e, por tanto, fornecem energia, sendo, na maioria das vezes, contra indicadas para quem objetiva perder peso. Tatiane afirma que praticantes de atividades físicas, mas gestantes, lactantes, hipertensos, diabéticos, celíacos e pessoas com doenças renais não devem consumir o produto industrializado.

A nutricionista Tatiane ainda alerta que por ter a quantidade elevada de sais, principalmente sódio, em excesso, os isotônicos são vistos como inimigos dos rins, já que poderiam sobrecarregá-los no processo de excreção deste mineral. Além disso, um estudo feito pela Universidade Estadual da Paraíba em parceria com a Universidade Federal da Paraíba descobriu que a ingestão de bebidas isotônicas pode prejudicar o esmalte dos dentes, causando cáries e aumentando a sensibilidade dentária. Outro ponto importante é que o aumento dos sais na corrente sanguínea pode ser um fator desencadeador para sintomas de algumas doenças, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e insuficiência renal. O isotônico não causa nenhuma das doenças, mas pode piorar o quadro de quem já sofre com elas.

Provas de longa duração

A Dra. Gerseli ressalta que água repõe água e que durante a prática do exercício físico se perde também sais minerais, o que pode causar a hiponatremia, ou seja, a baixa concentração de sódio no organismo. A hiponatreima provoca dores de cabeça, a pessoa pode ficar um pouco confusa, provoca um comprometimento motor e pode levar a morte, em casos graves. Um dos casos de hiponatremia conhecidos internacionalmente é da maratonista Gabrielle Andersen-Schiess, nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984. A maratonista chegou à linha de chegada desfigurada pelo esforço, o corpo mal respondia aos comandos do cérebro. Durante a prova ela foi convidada a desistir para receber tratamentos médicos, mas insistiu e cruzou a linha de chegada.

Já os atletas que participam de provas de longa duração como maratonas, triathlon, ciclismo, precisam de uma hidratação diferenciada. Giovana recomenda que esses atletas procurem uma nutricionista para traçar um plano de reposição hidroeletrolítica, e também de alimentos, afinal, como os treinos são longos, os atletas precisam repor água, sais, carboidratos, aminoácidos, entre outros.

“É preciso treinar também a hidratação para as provas”, ressalta a médica fisiologista. Conhecer o comportamento do corpo, saber quais os momentos que fará a hidratação e quanto deve beber deve ser definido com um profissional especializado antes da prova. Dra. Gerseli afirma que durante a atividade física, o estômago também trabalha de forma mais lenta. Então, deve-se também levar em conta que o estômago consegue esvaziar apenas 18ml de líquido por minuto durante o exercício. Caso o atleta esteja despreparado e mal informado, ao ingerir muita água e encher o estômago ele apenas provocará dor na lateral do corpo no diafragma ao bater no estômago cheio. Para evitar tais contratempos, a Dra. Gerseli aconselha a procurar um profissional e treinar também a hidratação do corpo.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

CARBOIDRATOS, ENTENDENDO UM POUCO MAIS !!!

Podem ser classificados como carboidratos simples, os que possuem uma absorção mais rápida fornecendo ao organismo uma rápida forma de energia (glicose); e os complexos, que para serem absorvidos e utilizados como fonte de energia devem ser quebrados em carboidratos simples. Os Carbos Complexos tem digestão mais lenta mantendo uma saciedade prolongada.

CARBOIDRATOS SIMPLES.
Estes tipos de carboidratos são digeridos rapidamente, e isso leva a um efeito negativo sobre os nossos níveis sanguíneos de insulina. São encontrados nos doces, no leite e nas frutas, têm um teor maior de glicose e, por isso, são digeridos mais rápido.
Resultado: Você sente fome pouco depois de comer. Já os nutrientes considerados complexos têm digestão mais lenta, mantendo uma saciedade prolongada.
Os Carboidratos Simples são mais facilmente quebrados no processo digestivo e assim, fornecem energia imediata. Dificultam a perda de peso, pois, como são digeridos rapidamente pelo organismo, eles fazem com que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente, ocorrendo assim, a liberação da insulina que consegue colocar os carboidratos para dentro das células de gordura e músculos.
Essa liberação de insulina previne que o corpo utilize a gordura armazenada por causa do excesso de açúcar presente no sangue, dificultando a perda de gordura. 

CARBOIDRATOS COMPLEXOS

Os Carboidratos Complexos garantem uma saciedade prolongada por terem digestão mais lenta. Eles são ainda mais eficientes quando obtidos pela versão integral, pois as fibras colaboram para que o estômago demore mais tempo para pedir comida. A Aveia por exemplo tambem tem a vantagem de ser rica em fibras.
Quando estamos com muita fome, procuramos sempre algum alimento que contenha carboidrato. Isso não é à toa. O organismo alerta para essa necessidade. Atenção à quantidade ingerida, é fundamental, pois o macronutriente se armazena em forma de gordura se for consumido em excesso. O ideal é que o consumo de carboidratos componha pelo menos metade das calorias ingeridas diariamente.

EXEMPLOS de CARBOS SIMPLES.
Frutas, Leite e seus derivados, Verduras, Doces, Mel, Açúcar de mesa, Melados, Bebidas carbonatadas. Os carboidratos simples também são conhecidos como “açucares”.
É saudável ingerir alguns desses carboidratos, tais como os encontrados em frutas frescas ou em pequenas quantidades de sucos de frutas. Outros carboidratos simples devem ser evitados durante um programa de redução de peso. Exemplos são: o açúcar branco, o açúcar mascavo, xaropes à base de milho, mel, melados, geléias e compotas.
FONTES DE SIMPLES
Frutas
Leite e seus derivados
Verduras
Doces
Mel
Açúcar de mesa
Melados
Bebidas carbonatadas
EXEMPLOS DE CARBOS COMPLEXOS.
São exemplos de carboidratos complexos os alimentos ricos em amido, tais como as batatas, bata doce, milho, macarrão, arroz integral, feijão, ervilhas e lentilhas.
Os Carboidratos Complexos são mais lentamente digeridos, evitando assim, as grandes elevações e queda dos níveis glicêmicos. Mas tome cuidado para não exagerar!!! O consumo de carboidratos complexos não pode ultrapassar de 60% das calorias totais ingeridas. Os carboidratos complexos são uma boa fonte de minerais, vitaminas e fibras.
FONTES DE COMPLEXOS:
Aveia
Pães
Cereais
vegetais feculentos
Legumes
Arroz
Massas
Feijão
Batata
Milho

ENTORSE !!!

A entorse (torção) é uma lesão traumática de uma articulação e comum na rotina de muitos atletas.

Embora o grande esforço que a articulação seja submetida possa provocar apenas a distensão dos ligamentos, a entorse costuma provocar o rompimento parcial ou completo deles, por vezes associado a lesões na cápsula fibrosa que reveste a articulação. Apesar de a entorse acometer qualquer articulação, a sua localização mais frequente corresponde ao tornozelo. Embora seja corriqueiro, este tipo de lesão exige atenção e cuidados para que a sua recuperação seja completa. A primeira medida a ser tomada é elevar o pé e colocar gelo na região durante vinte minutos. Este procedimento diminui a dor e controla o inchaço. Um médico deve ser consultado para o diagnóstico preciso da lesão e orientação do tratamento.

O fortalecimento da musculatura do tornozelo é muito importante após o período de repouso necessário para a recuperação das lesões. Sem essa medida, o tornozelo fica instável, o que aumenta o risco de novas entorses e de tendinites nos músculos. Exercícios para a melhora do equilíbrio também são importantes, pois a propriocepção - percepção do próprio corpo, incluindo a consciência do movimento dos membros e das mudanças no equilíbrio - do tornozelo fica comprometida após esse tipo de lesão. O retorno à prática de atividades físicas deve ser progressivo, mas, com os cuidados adequados, o tornozelo estará seguro e preparado para a volta aos treinos!

sexta-feira, 14 de junho de 2013

DIETA DOS ATLETAS !!!

A dieta vegana, que exclui alimentos de origem animal, está sendo adotada por vários atletas que buscam a melhora do desempenho físico. Alguns ícones internacionais, como a ex-triatleta canadense Brendan Brazier, o jogador de beisebol americano Prince Fielder, o ultramaratonista Scott Jurek, e o jogador de hóquei no gelo Mike Zigomanis afirmam que a dieta vegetariana é o principal diferencial do seu treinamento.

 Estudos mostram que essa dieta é uma alimentação rica em antioxidantes e anti-inflamatórios, que pode ajudar na prevenção e na recuperação de lesões. Isso porque a maioria dos compostos anti-inflamatórios é encontrada nos vegetais, evitando-se a inflamação relacionada ao treinamento. Porém, veganos têm maior risco de deficiência de vitaminas B12, D e cálcio - nutrientes encontrados em carnes, produtos lácteos e ovos. Por isso, pode ser necessária a ingestão de suplementos vitamínicos e uma atenção e orientação de um profissional para uma alimentação saudável e completa.

terça-feira, 11 de junho de 2013

EQUIPE CHINA BRILHA EM PERNAMBUCO !!!!

Foto: Fim de prova...7 lugar geral e 3 lugar na categoria.

Neste domingo 10/06, o atleta da Equipe China Wendell Ventura ( Musf Academia, Ventura Contabilidade, Lyfe & Balance, Trauma Center), foi o 3º colocado na Prova de Cross Triathlon em Porto de Galinhas Pernambuco. A algumas semanas atrás havia sido o Campeão em duplas (Wendell Ventura e Sandro Luis), de uma prova dificílima e tradicional do CPCA ( Circuito Potiguar de corrida de Aventura) Pé de poeira.

 

 




sábado, 8 de junho de 2013

1KM EQUIPE CHINA MAIO 2013



1KM EQUIPE CHINA MAIO 2013

·       IRANDIR 18´52
·       RODRIGO 19´19
·       FERNANDA 19´39
·       ADAUTO 19´52
·       MARCOS 21´19
·       ERICK 21´42
·       VANESSA 22´36
·       JOÃO VICTOR 23´58
·       FELIPE 24´11


25MINUTOS

·       CÉLIO - 900MTS
·       HENRIQUE – 780MTS
·       LUCAS – 775MTS
·       KAYNELLI  - 773MTS
·       BRUNO – 600MTS
·       JOAQUIM – 395MTS
·       OSMAR -  250MTS
·       HUDSON  - 550MTS

terça-feira, 4 de junho de 2013

CIELO !!!

Cesar Cielo ficou com a medalha de prata nos 50 m livre, no Grand Prix de Santa Clara, neste sábado (1/6), na Califórnia, nadando entre medalhistas olímpicos, em sua preparação para o Mundial de Desportos Aquáticos de Barcelona - a natação começa em 28 de julho. Cielo nadou a prova em 22s04, atrás de Nathan Adrian (21s76) e à frente de Anthony Ervin (22s07). Cielo ainda tem dificuldade com a largada, sete meses após a cirurgia nos joelhos, mas ficou bem próximo do tempo que fez há uma semana no Invitational Arizona (22s01). No Troféu Maria Lenk, em maio, fez 21s57, o terceiro tempo do mundo no ano.

Na preliminar do GP de Santa Clara, Cielo ficou com o terceiro tempo, com 22s38, atrás de Nathan Adrian (22s25) e de Anthony Ervin (22s37). Na sexta-feira (31/5), Cielo nadou 50 metros dos 100 m borboleta, mas no estilo livre, apenas para testar a saída. "Senti minha saída voltando. Ter nadado entre os melhores do mundo após sete meses de cirurgia é muito bacana", disse Cielo, que agora vai apertar os treinos para o Mundial.

Agora, Cielo, campeão olímpico (Pequim/2008) e bicampeão mundial da prova (Roma/2009 e Xangai/2011), além de medalhista olímpico de bronze (Londres/2012) e recordista mundial (20s91), volta para Phoenix, no Arizona, onde permanecerá treinando com o técnico Scott Goodrich por mais duas semanas, até o retorno a São Paulo. Antes do Mundial, Cielo treinará por mais três semanas no Brasil antes da disputa do Paris Open, dias 6 e 7 de julho, na França. Após a competição, em que enfrentará os velocistas franceses, o brasileiro permanecerá na Europa até o encontro com a seleção brasileira em Barcelona (ESP).

SUPLEMENTAÇÃO !!!

Forte apelo publicitário e a expectativa de resultados mais rápidos contribuem para uso indiscriminado dessas substância. Os suplementos alimentares são compostos naturais destinados a complementar a dieta e fornecer nutrientes como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos. A suplementação serve para complementar a ingestão de alimentos e nutrientes que não foram consumidos na alimentação, proporcionando resultados benéficos ao corpo.

  A suplementação alimentar ajuda a garantir o aumento de um nutriente específico no organismo, e assim, torna a dieta mais completa. No caso de atletas, mais comum entre praticantes de musculação, os suplementos proporcionam o consumo de nutrientes essenciais para um melhor rendimento. 


A grande vantagem dos suplementos é a pouca quantidade de gordura encontrada neles. Porém, esses suplementos só devem ser utilizados por pessoas que não possuem uma ingestão diária recomendada de nutrientes ou para atletas de alto rendimento. “A suplementação alimentar quando corretamente indicada pode trazer grandes benefícios, mas deve ser indicada caso a caso. Se consumida indiscriminadamente pode causar de problemas no coração, rins e até causar câncer”, explica a nutróloga da clínica Slim Form (www.slimform.com.br), Dra. Ana Luisa Vilela. 

A suplementação alimentar entra em cena geralmente quando as pessoas ficam ansiosas para verem o resultado dos exercícios físicos. O problema é quando a pressa é tanta que as pessoas não se consultam com um especialista, e consomem os produtos sem supervisão. “É importante que todos saibam que apenas seguir informações do rótulo não é suficiente, há ainda as necessidades individuais de cada pessoa bem como seu biótipo, sexo, idade e até genética”, afirma Dra. Ana.
 Por exemplo, uma pessoa que tenha algum tipo de problema cardíaco se fizer uso indiscriminado de suplementos com proteínas podem ter tensão dos vasos do coração. Ingerir ferro em excesso também pode fazer com que a substância se deposite nas artérias e cause cansaço. 

Muita vitamina C é capaz de aumentar o risco de pedras nos rins. E, no fígado, pode haver um acúmulo de gordura. Por isso, é necessária uma prescrição e realização de exames para identificar se há algum problema nos rins, fígado e coração. “Se a pessoa apenas faz academia ou atividades físicas moderadas, apenas uma mudança de hábitos alimentares pode ser suficiente”, diz a nutróloga. De acordo com ela, os suplementos mais procurados são os para ganho de massa magra. 

Categorias dos Suplementos Alimentares Para orientar o consumidor e garantir maior controle o Ministério da Saúde divide os suplementos em grupos. A seguir, uma síntese da função de cada um destes grupos e suas funções: Energéticos: podem ser usados antes, durante ou após treinos e provas, dependendo das características do indivíduo e do esporte. Fornecem basicamente energia, vinda de carboidratos, e são encontrados em pó ou gel, como a maltodextrina e dextrose. Proteicos: indicados para completar a ingestão proteica da dieta. O horário de consumo depende de uma série de fatores, mas muitas vezes são indicados para o pós-treino. Podem ser encontrados em pó, gel ou barra. 

 Fazem parte do grupo a Whey Protein, Albumina, Caseína e Isolado Proteico de Soja. Compensadores: contém carboidratos, proteínas e lipídios, além de vitaminas e minerais. Encontrados em pó ou líquido. Indicados para desnutridos ou para atletas com necessidades aumentadas devido ao estado fisiológico, limitações na dieta ou tipo de exercício.


 Repositores hidroeletrolíticos: São bebidas esportivas com o objetivo de repor água, eletrólitos e carboidratos de forma mais rápida, evitando a desidratação de uma atividade intensa e longa. É bastante indicado para corredores e ciclistas. 


Aminoácidos de Cadeia Ramificada: fazem parte deste grupo os aminoácidos, indicados para aumento da massa muscular. Como exemplo temos os BCAAs, nome dado aos aminoácidos da cadeia ramificada, além de Leucina, Isoleucina e Valina. Os BCAAs são indicados para recuperação muscular e para exercícios de longa duração. 

Termogênicos: estes contêm uma ou mais substâncias que aceleram o metabolismo como a cafeína ou o guaraná em pó. Podem contribuir para acelerar a queima de gordura. Completam a lista de suplementos, precursores de hormônios e compostos de vitaminas, minerais e antioxidantes. Alerta sobre suplementos alimentares No Brasil, a idade média dos principais usuários de suplementos alimentares está entre 20 a 35 anos, e a mulher já é um público-alvo considerável. 

Essas substâncias estão isentas de registro, mas devem seguir um regulamento técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece critérios de classificação, indicação, composição e rotulagem. Também precisam de um número de notificação junto ao órgão de vigilância sanitária estadual ou municipal sobre o início da fabricação ou a importação. 

De acordo com a agência, alguns suplementos contêm ingredientes que não são seguros para o consumo ou contêm substâncias com propriedades terapêuticas, que não podem ser consumidas sem acompanhamento médico. Os agravos à saúde humana podem englobar efeitos tóxicos, em especial no fígado, disfunções metabólicas, danos cardiovasculares, alterações do sistema nervoso e, em alguns casos, levar até a morte.

 Existem produtos fabricados a partir de ingredientes que não passaram por avaliação de segurança, e possuem substâncias proibidas, como estimulantes, hormônios ou outras consideradas como doping pela Agência Mundial Antidoping (World Anti-Doping Agency). No ano anterior, um bom exemplo, foi à suspensão de certos suplementos alimentares, como Jack3D, Oxy Elite Pro e Lipo-6 Black, que foram rotulados como substâncias de risco para as pessoas. Veja algumas dicas da Anvisapara identificar suplementos que não estão regularizados no País: · 


Promessas milagrosas e de ação rápida, como “Perca 5 kg em 1 semana!”; · Indicações de propriedades ou benefícios cosméticos, como redução de rugas, de celulite, melhora da pele, etc; · Indicações terapêuticas ou medicamentosas, como cura de doenças, tratamento de diabetes, artrites, emagrecimento, etc; · Uso de imagens e ou expressões que façam referência a hormônios e outras substâncias farmacológicas; · Produtos rotulados exclusivamente em língua estrangeira; · 

Uso de fotos de pessoas hiper-musculosas ou que façam alusão à perda de peso; · Uso de panfletos e folderes para divulgar as alegações do produto como estratégia para burlar a fiscalização; · 

 Comercializados em sites sem identificação da empresa fabricante, distribuidora, endereço, CNPJ ou serviço de atendimento ao consumidor; · Solicite auxílio de seu nutricionista ou médico para a identificação de produtos seguros e regularizados junto à Anvisa; · Desconfie se o produto for “bom demais para ser verdade”! Ter um corpo definido e emagrecer nem sempre é rápido ou fácil, principalmente de forma saudável; · Consumidores que adquiriram produtos que contém DMAA na composição devem buscar orientação junto à autoridade sanitária local sobre a destinação adequada dos mesmos; · Mais informações podem ser obtidas junto à Central de Atendimento da Anvisa: 0800 642 9782